Livro auxilia pais e professores a lidar com a dislexia de forma mais humanizada

4 de Maio 2022

O livro “Ler ou não ler: Dislexia? História, reflexões, métodos e terapias”, da autoria de Marta Ulrich, antiga especialista em Educação e Psicologia, apoia pais e professores a lidar com a dislexia através da promoção da motivação e da empatia. O lançamento da obra surge em homenagem à autora recentemente falecida, estando agendado para esta quinta-feira no Centro de Documentação do Ispa.

A obra, inspirada em experiências vividas ao longo da carreira de Marta Ulrich, faz uma abordagem humanizada da dislexia – uma disfunção neurológica que dificulta a aprendizagem. No livro, a autora revela o interesse intrínseco que tinha em “tentar introduzir na criança o divertimento ou interesse pela leitura”.

A autora, fortemente influenciada por pesquisas de investigadores feitas na área, fez um resumo das melhores estratégias para facilitar o ensino, apresentando, ao mesmo tempo, algumas reflexões sobre a relação entre a pessoa que ensina e a criança.

Educadora e mais tarde Psicóloga, Marta Ulrich conta que sempre procurou “organizar formas práticas de intervir na leitura e escrita, tornando as particularidades/ regras da língua portuguesa a um lado compreensível para a criança, e por outro lado, lúdicas e atraentes, usando a empatia e a relação”.

A especialista deixa, ao longo da obra, vários alertas sobre a importância de entender estas crianças, apontando como fundamental a promoção da motivação, compreensão e empatia. Aos olhos de Ulrich, a motivação é um fator relevante no processo de leitura, concluindo que provavelmente “a sua falta é um fator impeditivo de um acesso fácil à leitura e escrita.”

Alguns dos testemunhos sobre o livro realçam o trabalho desenvolvido por Marta Ulrich e o seu contributo na área da dislexia.

Para a investigadora Carlota Themudo Ferreira, “em ‘Ler ou Não ler’ encontramos uma metodologia bem sistematizada, uma análise muito pertinente das dificuldades especificas que ocorrem na aprendizagem da leitura em língua portuguesa e um foco na criança enquanto ser em desenvolvimento, com necessidade de aprender mas, sobretudo, com necessidade de crescer em harmonia consigo e com os sistemas em que se encontra envolvida.”

No mesmo sentido, a docente Maria Helena Rio Tinto, admite que “face à diversidade dos alunos, a maioria dos professores expressa ter grandes dificuldades, principalmente, na gestão do currículo da Língua Materna. Uma elevada percentagem de crianças e jovens com aptidões para aprender, encontra-se em situação de insucesso por não ter sido atempadamente objeto de uma intervenção adequada. Em situações de risco, biológico ou social, indicadores de possíveis dificuldades, podem ser precocemente identificados e oportunamente delineadas estratégias de intervenção.”

“Este trabalho, apresenta-se como um bom instrumento de reflexão, e oferece-nos excelentes propostas”, conclui Rio Tinto.

O livro será apresentado esta quinta-feira às 18h30 no ISPA. A entrada é livre.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This