Tempestades de areia provocam cerca de 500 hospitalizações por asfixia no Iraque

4 de Maio 2022

Cerca de 500 pessoas foram hospitalizadas, a maioria por casos de asfixia ligeira, após uma série de tempestades de areia que começaram no domingo passado no centro e oeste do Iraque, informaram esta quarta-feira fontes oficiais daquele país.

“Cerca de 500 pessoas com casos de asfixia em várias áreas do Iraque foram hospitalizadas”, disse um dos porta-vozes do gabinete de informação do Ministério da Saúde iraquiano, Abás Mansur, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Deste total, “90% são casos ligeiros”, acrescentou.

Desde domingo passado, as províncias iraquianas de Bagdade, Al Anbar, Kerbala, Najaf e Saladino, no centro e oeste do país, estão a ser afetadas por tempestades de areia que se tornaram comuns no país nos últimos anos.

Essas tempestades de areia forçaram a interrupção do tráfego aéreo, inclusive no Aeroporto Internacional de Bagdade, devido à baixa visibilidade, avançou hoje a imprensa local.

O Iraque é um país particularmente vulnerável às mudanças climáticas, que se têm multiplicado nos últimos anos.

O Aeroporto Internacional de Bagdade adiantou, em comunicado, que o tráfego aéreo foi interrompido “devido ao mau tempo e a uma baixa visibilidade, de menos de 500 metros”.

Em novembro passado, o Banco Mundial alertou para a possibilidade de o Iraque sofrer uma queda de 20% nos recursos hídricos até 2050 devido às mudanças climáticas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights