Reaberta fronteira entre Angola e Namíbia após mais de dois anos encerrada

5 de Maio 2022

A fronteira entre Angola e Namíbia reabriu esta quarta-feira, após mais de dois anos encerrada devido à pandemia de covid-19, divulgou o Ministério do Interior angolano, que sublinhou os “avultados prejuízos” que as economias dos dois países sofreram.

“Depois dos mais de dois anos de encerramento, que causaram avultados prejuízos às duas economias, (…) o titular do poder executivo, o camarada Presidente, João Lourenço, entendeu reabrir a fronteira, mediante concertação com o Governo da Namíbia”, realçou o ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, citado no comunicado divulgado na rede social Facebook.

O ato formal para a reabertura, que decorreu localidade namibiana de Oshikango, na fronteira entre os dois países, contou também com a presença do ministro do Interior da Namíbia, Albert Kawana, e da embaixadora de Angola na Namíbia, Juvenil Imperial, entre outros.

Por sua vez, o ministro do Interior da Namíbia sublinhou que a reabertura vai resolver “os problemas da estagnação das transações comerciais que afetaram muitos namibianos que dependem do comércio fronteiriço”.

Segundo o comunicado do Ministério do Interior angolano, o governante da Namíbia apontou ainda que a Angola é “um parceiro indispensável” e que pretende continuar a trabalhar para “salvaguardar as excelentes relações”.

Albert Kawana referiu também que tem “orientações precisas” do Presidente da Namíbia [Hage Geingob] para “trabalhar com as forças especiais namibianas a não permitirem a entrada de nenhuma arma ou munições no território angolano, nem outra situação capaz de contribuir para a desordem pública”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights