Centro Hospitalar Universitário do Porto aumenta capacidade de colheitas diárias

6 de Maio 2022

A nova central de colheitas do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) conta com 12 postos individuais, o que se traduz num aumento de capacidade de atendimento de 320 para 420 utentes por dia, foi hoje descrito.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do departamento de Patologia do CHUP, Graça Henriques, contou que, com as novas instalações, é possível a este equipamento hospitalar que inclui o Hospital de Santo António, no Porto, ambicionar chegar a uma capacidade de recolha de 500 utentes/dia.

“Para já, testámos o modelo com 420 marcações e temos 30 vagas para ocorrências diárias. Um médico que, numa consulta, peça exames no próprio dia, por exemplo. Mas acreditamos que o número vai evoluir. As condições são incomparavelmente melhores”, disse a responsável.

Em causa está a central de colheitas onde utentes da consulta externa do CHUP fazem recolha de produtos biológicos como sangue ou urina.

O novo espaço abriu no ex-CICAP, polo destinado a consultas externas, na Rua D. Manuel II, no centro do Porto.

Com 12 ‘boxes’ individuais para recolha e sala de espera com 107 lugares sentados, as condições da nova central de colheitas são “muito diferentes das anteriores, acrescentando melhorias para profissionais e utentes”, sublinhou Graça Henriques.

“A central anterior funcionava em instalações péssimas, numa cave sem ‘boxes’ individualizadas para atendimento dos doentes. Não havia privacidade nenhuma. Era uma sala única com vários cadeirões e várias pessoas a colher ao mesmo tempo. A sala de espera não tinha janelas, faltava arejamento”, descreveu a responsável.

Graça Henriques destacou que a nova central tem circuitos independentes de entrada e saída de doentes, casas de banho próprias, e que os 18 profissionais que ali trabalham passaram a dispor de vestiário, copa e sala de reuniões.

Informação remetida à Lusa pelo CHUP refere que esta central começou a funcionar com um horário das 07:00 às 14:00, “tendo como objetivo realizar 90% das colheitas até às 12:00, de forma a garantir uma maior comodidade do doente”.

Sobre este aspeto, a diretora de Patologia do CHUP explicou que “a maioria dos utentes precisa de estar em jejum para fazer análises”, razão pela qual “não faz sentido estender o horário até de tarde”, uma vez que o processo “deixa de ser confortável para o doente”.

O CHUP prevê que o aumento das instalações venha a permitir “num futuro próximo” o alargamento da realização de colheitas e exames aos utentes dos cuidados de saúde primários da área de referenciação deste cento hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights