Marrocos resgata do mar 14.236 pessoas em 2021

6 de Maio 2022

As autoridades de Marrocos resgataram 14.236 migrantes do Atlântico e do Mediterrâneo em 2021 e outros 97 durante o primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério do Interior marroquino.

Dados oficiais marroquinos mostram que, em 2021, o país localizado no norte da África travou 63.121 tentativas de migração irregular e outras 14.746 no primeiro trimestre do ano em curso.

Quanto aos designados ‘assaltos’ às fronteiras das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, no norte de Marrocos, as autoridades marroquinas impediram 49 em 2021, 47 dos quais em Melilla, e outros 12, todos em Melilla, entre janeiro e março deste ano.

Além disso, Marrocos desmantelou 256 redes criminosas de tráfico de migrantes em 2021 e outras 52 nos primeiros três meses deste ano, de acordo com o Ministério do Interior.

Marrocos contou ainda 3.500 cidadãos estrangeiros em situação irregular que regressaram voluntariamente aos seus países e 2.300 cujo regresso foi organizado em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre janeiro e março de 2022, 1.080 pessoas voltaram voluntariamente aos seus países, apontam as mesmas fontes, adiantando que 600 o fizeram em viagens organizadas com a OIM.

A questão da migração é discutida hoje em Rabat, numa reunião do grupo hispano-marroquino sobre migração, a primeira realizada desde 2019, devido à pandemia de Covid-19 e à recente crise diplomática entre os dois países.

No encontro, que conta com a presença dos secretários de Estado espanhóis do Interior, Negócios Estrangeiros e Migração, bem como dos responsáveis marroquinos pelas pastas do Interior, Negócios Estrangeiros, Emprego e Desenvolvimento Social, estão a ser discutidos os fluxos de migração regular e irregular entre os dois países e a situação dos menores não acompanhados que chegam a Espanha.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights