Secretária de Estado da Saúde prioriza reposição de pontos da carreira dos enfermeiros

6 de Maio 2022

A secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, sublinhou hoje, em Braga, a prioridade do Governo em repor os pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

Em Braga, na abertura do VI Congresso dos Enfermeiros, Fátima Fonseca vincou que aquela reposição é uma das questões centrais do protocolo negocial proposto aos sindicatos representativos daqueles profissionais de saúde.

“Já colocámos em cima da mesa uma proposta de protocolo negocial, que enviaremos a curtíssimo prazo [às estruturas representativas dos enfermeiros] para iniciar ainda este mês as negociações em torno de um dos temas que é prioritário para trabalhar já em 2022”, afirmou.

A secretária de Estado manifestou “total disponibilidade” do Governo para trabalhar “em todas as questões” que preocupam os enfermeiros, em que inclui também a conciliação da vida profissional e familiar,

“É um tema obviamente muito referido pelos profissionais e que também temos na nossa agenda para podermos trabalhar”, referiu.

Em relação à contratação de mais enfermeiros, reclamada pela Ordem, Fátima Fonseca assumiu o “compromisso” de “avaliar as necessidades” para poder “dotar toda a rede dos profissionais necessários para manter as equipas operacionais”.

“Estamos todos empenhados em robustecer o sistema nacional de saúde e valorizar as carreiras dos enfermeiros”, vincou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This