MdM e GAT mantêm Programa de Consumo Vigiado Móvel

7 de Maio 2022

A MdM e o GAT vão manter o Programa de Consumo Vigiado Móvel, cuja interrupção estava prevista para hoje, 6 de Maio - em consequência da falta de decisão sobre o financiamento desta resposta -, depois da Câmara Municipal de Lisboa ter decido cobrir este financiamento de 8 de Maio a 8 de Junho de 2022.

Em comunicado, a Médicos do Mundo (MdM) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) saúdam a decisão da Câmara Municipal de Lisboa (CML), comunicada ontem às respectivas organizações, de financiar os custos inerentes aos dois meses em que o Programa de Consumo Vigiado Móvel (PCVM) esteve a funcionar sem apoio financeiro e de prolongar este apoio por mais um mês.

Esta decisão e compromisso da CML permitirá a continuidade do programa, sem o prejuízo que a sua interrupção implicaria para as pessoas que utilizam o serviço, mantendo-se também os ganhos em saúde pública. Espera-se agora a célere resolução do concurso promovido pelo SICAD, ainda a decorrer.

Recorde-se que a MdM e o GAT tinham anunciado a interrupção do PCVM para sexta-feira, dia 06 de Maio, devido à falta de decisão sobre o financiamento do programa.

Em funcionamento desde 2019, o PCVM representou a primeira experiência de implementação de um espaço para consumo mais seguro em Portugal, tendo sido feito um percurso de aprendizagem com utentes, parceiros e comunidades locais.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights