APMGF debate sobre o papel dos médicos de família no sistema de saúde

10 de Maio 2022

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar no âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, um debate sobre o papel presente e futuro dos médicos de família (MF) no sistema de saúde e sobre as formas como estes profissionais podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.

O debate terá lugar a partir das 18h00, no Hotel Eurostars Universal Lisboa (Parque das Nações), com as presenças da ministra da Saúde, Marta Temido, do presidente da APMGF Nuno Jacinto e de Manuel Pizarro, eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde, membros de um painel que nos próximos dias terá mais individualidades confirmadas. A moderação ficará a cargo da jornalista da área da Saúde Dulce Salzedas.

“A celebração do Dia Mundial do MF, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais. Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os MF, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, defende Nuno Jacinto.

Ainda de acordo com o dirigente associativo, “a comemoração desta efeméride, organizada pela APMGF e que tem como ponto central este debate alargado, servirá também para perspetivar soluções para o complicado cenário que atualmente vivemos, mostrando que a nossa Associação continua empenhada em promover a qualidade e segurança do exercício dos MF, apontando o caminho que deve ser trilhado no curto, médio e longo prazo”.

APMGF/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights