APMGF debate sobre o papel dos médicos de família no sistema de saúde

10 de Maio 2022

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar no âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, um debate sobre o papel presente e futuro dos médicos de família (MF) no sistema de saúde e sobre as formas como estes profissionais podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.

O debate terá lugar a partir das 18h00, no Hotel Eurostars Universal Lisboa (Parque das Nações), com as presenças da ministra da Saúde, Marta Temido, do presidente da APMGF Nuno Jacinto e de Manuel Pizarro, eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde, membros de um painel que nos próximos dias terá mais individualidades confirmadas. A moderação ficará a cargo da jornalista da área da Saúde Dulce Salzedas.

“A celebração do Dia Mundial do MF, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais. Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os MF, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, defende Nuno Jacinto.

Ainda de acordo com o dirigente associativo, “a comemoração desta efeméride, organizada pela APMGF e que tem como ponto central este debate alargado, servirá também para perspetivar soluções para o complicado cenário que atualmente vivemos, mostrando que a nossa Associação continua empenhada em promover a qualidade e segurança do exercício dos MF, apontando o caminho que deve ser trilhado no curto, médio e longo prazo”.

APMGF/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

UBI assina protocolo com Hospital Privado das Beiras

A Universidade da Beira Interior (UBI), com sede na Covilhã, assinou esta quinta-feira um protocolo com o Hospital Privado das Beiras (HPB), em construção na cidade, para a colaboração em várias áreas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights