Fazer dieta no verão? Tenha muita atenção a estas armadilhas

10 de Maio 2022

Vaneska Spinelli Reuters, Endocrinologista do Hospital Cruz Vermelha

A chegada do calor traz para muitos portugueses a imagem de alegria, dos banhos de mar, da praia, das piscinas, das atividades ao ar livre e da confraternização com os amigos. Para alguns, contudo, essa estação pode ser uma tortura por conta da exposição do corpo com o uso do fato de banho, e é crescente nessa época, a procura por tratamentos rápidos de emagrecimento e de estética, que em alguns casos podem trazer prejuízos para a saúde.

Em contrapartida, há também aqueles que encaram o verão como a época de férias e de comer e beber como nunca, e há frequentemente abuso na ingestão de alimentos hipercalóricos e hiperlipémicos e de bebidas alcoólicas. Seguem dicas para quem deseja aproveitar o verão com saúde e boa forma!

Dicas para quem está a preocupar-se com sua forma física para esse verão:

A preocupação com a forma física deve incluir o conceito de melhorar a saúde, e não uma perda de peso a qualquer custo. Deve ser uma busca constante e não apenas no verão. Nesse contexto é fundamental uma dieta equilibrada, com consumo de alimentos naturais, frutas, vegetais, carnes magras e menos comidas industrializadas. Contudo, deve-se evitar dietas muito restritivas, principalmente quando se inicia novas atividades físicas.

Deve-se garantir uma ingestão adequada de líquidos ao longo de todo o dia. A ingestão de líquidos deve ser gradual e feita à base de água, chás e infusões, garantindo um total diário de 1,5L a 2L. Deve-se evitar refrigerantes, sumos industrializados, e bebidas alcoólicas em excesso.

Em relação a atividade física, para quem está a iniciá-la, deverá fazê-lo de forma gradual, respeitar sua própria aptidão física e evitar as horas de maior calor no caso de exercício físico praticado ao ar livre. Para os amantes de desportos de verão, como os aquáticos e os praticados na areia da praia, indica-se hidratação intensa, conforme exposto acima. Para além de que também é importante o uso de protetor solar com elevados fatores de proteção solar e resistentes a água.

O uso de tratamentos medicamentos para emagrecer deve ser feito com precaução e com auxílio de um profissional. O uso de laxativos e diuréticos com fins de emagrecimento, levam apenas à perda de peso porque levam à perda de água, o que pode aumentar o risco de desenvolver desidratação e imensos prejuízos para a saúde nos dias quentes. Para além de que perdas rápidas de peso significam perda de massa magra (músculos) o que pode atrapalhar o desempenho em atividades físicas, além de aumentar a probabilidade de haver posterior reganho ou aumento ainda maior do peso.

Dicas para quem comete exageros alimentares no verão

Com o verão chegam também as férias e a quebra da rotina, e é muito frequente o aumento do consumo de alimentos processados que são consumidos de forma rápida em lanches ao longo do dia. Isso acontece porque são alternativas práticas quando se quer aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre. Entre os alimentos que tem seu consumo aumentado estão: os gelados, as bolas de berlim, os salgados, as bolachas, as batatas fritas, os sumos industrializados, os refrigerantes e os fast food em geral, que são alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sal. Contudo, o consumo em excesso desses alimentos, leva a ganho de peso e com isso ao aumento do risco de todas as doenças relacionadas ao excesso de peso tais como: diabetes, problemas de colesterol, hipertensão arterial e doenças do coração. Não há a necessidade de proibir o consumo desses alimentos, mas esse consumo deve ocorrer de forma eventual e controlada. Devem-se sim encontrar alternativas saudáveis para o verão ou seja, snacks saudáveis.

Seguem alguns exemplos de substituições mais saudáveis: No lugar dos gelados cremosos, pode-se escolher gelados a base de fruta e água (sorvete) ou iogurte; no lugar dos salgados fritos, pode-se ingerir sandes leves, com pão de cereais com queijo e fiambre de peru, ou de atum ou salmão, sem adição de maionese ou molhos prontos; no lugar das batatas fritas ou salgadinhos de pacote, pode se optar por frutos secos (nozes, castanhas, amêndoas), ou optar por batata doce assada; no lugar da bola de Berlim, pode-se consumir bolachas integrais, frutas frescas ou secas. Por mais difícil que seja, deve-se tentar parar para almoçar e de preferência antes das 15h da tarde e aproveitar a estação para consumir bastante peixe assado, legumes, hortaliças e saladas. Isso porque além de otimizar o metabolismo, evita o consumo excessivo dos snacks ao longo do dia e a fome incontrolável a noite. Ainda, torna-se uma opção inteligente trocar o refrigerante, e demais bebidas industrializadas por água ou chá natural de infusão. Os sumos de fruta natural devem ser consumidos com moderação e sem adição de açúcares. As bebidas alcoólicas devem também ser consumidas com moderação e acompanhadas da ingestão de água para evitar desidratação.

Com os devidos cuidados é possível aliar diversão a uma boa forma física para aproveitar ao máximo esse verão!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights