Mais de 700 pessoas tratadas em casa em 3 anos de Hospitalização Domiciliária

10 de Maio 2022

Em 3 anos de atividade, o Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD), do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), prestou assistência médica a 753 doentes, registando uma demora média de cerca de 10 dias de internamento, num total acumulado de mais de 7400 dias de internamento.

No exercício da sua atividade, os profissionais de saúde realizaram mais de 11500 visitas, com um tempo médio, gasto em cada visita, entre 45min a 60min, percorrendo, só no último ano, cerca 72500 Km.

Em termos de indicadores de produção clínica, a taxa de ocupação registada foi de 72% e a taxa de reinternamento de 2,8% aos 7 dias. Os utentes e cuidadores apresentaram um grau de satisfação muito elevado, sendo que 90% a 96% dos inquiridos dizem-se ‘Muito Satisfeitos’ com o desempenho dos profissionais do serviço.

“Os projetos do SHD passam por aumento da dotação do serviço para 15 lugares, a Certificação da Qualidade do serviço, uma maior articulação com os diferentes internamentos do CHUSJ e aposta forte na investigação clínica, produção científica e formação. Atualmente, estamos a articular com o ACES Maia/Valongo e Porto Oriental no sentido de criar um protocolo de articulação com os diferentes serviços dos Cuidados de Saúde Primários. Há cerca de um ano iniciámos o protocolo com o Serviço de Cirurgia de Ambulatório e do Centro da Mama, através do projeto de ambulatorização da cirurgia por cancro da mama, em doentes com idade superior a 80 anos, o que permitiu o internamento em hospitalização domiciliário de 12 doentes”, explica o enfermeiro Miguel Santos, enfermeiro do SHD.

O SHD, constituído por equipas de médico e enfermeiro, com apoio de assistente social, farmacêutica, nutricionista, psicólogo, assistente operacional e assistente técnica, funciona 24h por dia e 7 dias por semana e, atualmente, são referenciados doentes de vários serviços de internamento do CHUSJ, inclusive da Urgência, Consulta Externa e de outros hospitais.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights