Centro Hospitalar de São João com o maior crescimento nacional em transplantes e colheitas de órgãos

11 de Maio 2022

Em 2021, o Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação (GCCT) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) registou o maior crescimento da atividade de colheita e transplantação em termos nacionais quando comparado com os restantes GCCT do país.

O GCCT do CHUSJ contabilizou 51 colheitas de órgãos, das quais 38 em dadores em morte cerebral (sendo de referir o contributo dos Hospitais afiliados de Viana do Castelo, Matosinhos e Penafiel) e 13 em dadores em paragem circulatória.

De acordo com Margarida Rios, diretora do GCCT do CHUSJ “Este número representou um crescimento de 104% relativamente ao número de colheitas registadas no ano anterior, (em que foram realizadas apenas 25 colheitas, certamente devido à redução da atividade condicionada pela Pandemia por COVID 19). Este crescimento foi o mais pronunciado quando comparado com os resultados dos outros GCCTs a nível nacional. A nível da atividade de transplantação realizámos 85 transplantes renais, 13 transplantes cardíacos e 140 transplantes de córnea.”

“Estes resultados evidenciam a importância da estratégia implementada para reorganização da resposta ao nível do Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva, em colaboração com a Coordenadora Hospitalar de Doação e o GCCT para deteção e manutenção de possíveis dadores de órgãos, bem como dos Serviços de Cirurgia Cardiotorácica, Urologia, Nefrologia e Oftalmologia que sempre estiveram à altura, incrementando a realização de transplantes e dando resposta a mais doentes da lista de espera”, acrescenta a clínica.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights