Estudo aponta que metade dos infetados apresentaram sintomas de doença longa no Brasil

12 de Maio 2022

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano, revela um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo no Brasil.

Em comunicado, a Fiocruz relatou que a investigação científica acompanhou, por 14 meses, 646 pacientes que tiveram a infeção e verificou que, desse total, 324, ou seja 50,2%, tiveram sintomas após a infeção, caracterizando o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica como ‘covid’ longa.

O estudo foi publicado na revista Transactions of The Royal Society of Tropical Medicine and Higiene, do Reino Unido.

Os investigadores brasileiros contabilizaram 23 sintomas, após o término da infeção aguda, sendo os principais a fadiga, que se caracteriza por cansaço extremo e dificuldade em realizar atividades rotineiras, relatada por 115 pessoas (35,6%).

Também entre as sequelas mais mencionadas estão tosse persistente (34%), dificuldade em respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%) e dores de cabeça frequentes (17,3%).

Segundo a investigadora Rafaella Fortini, que coordena o estudo, todos os sintomas relatados iniciaram após a infeção aguda e muitos deles persistiram durante os 14 meses, com algumas exceções, como trombose que, por ter sido devidamente tratada, por meio intervenções médicas adequadas, os pacientes recuperaram num período de cinco meses.

“Temos casos de pessoas que continuam sendo monitoradas, pois os sintomas permaneceram para além dos 14 meses. Constatamos ainda que a presença de sete comorbidades, entre elas hipertensão arterial crónica, diabetes, cardiopatias, cancro, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença renal crónica e tabagismo ou alcoolismo levou à infeção aguda mais grave e aumentou a chance de ocorrência de sequelas”, explicou.

Os resultados do estudo mostraram ainda que os sintomas pós-infeção se manifestam nas três formas da doença: grave, moderada e leve.

Na forma grave, de um total de 260 pacientes, 86, ou seja 33,1%, tiveram sintomas duradouros.

Já os 57 diagnosticados com a forma moderada da doença, 43, isto é 75,4%, manifestaram sequelas e, dos 329 pacientes com a forma leve, 198 (59,3%) apresentaram sintomas meses após o término da infeção aguda.

“Tais resultados mostram a importância de entendermos bem essas sequelas, uma vez que estão ocorrendo até mesmo em pessoas que, durante a fase aguda da infeção, estiveram assintomáticas”, concluiu Rafaella Fortini.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights