Serviço de Saúde da Madeira contratou mais de 600 enfermeiros na última década

12 de Maio 2022

O Serviço Regional de Saúde da Madeira contratou 623 enfermeiros na última década e o desemprego nesta classe profissional no arquipélago é nulo, afirmou esta quinta-feira o secretário com a tutela do Governo madeirense.

“Não há desemprego neste grupo profissional na Região Autónoma da Madeira”, afirmou Pedro Ramos à margem da cerimónia alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro, promovida pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Sesaram)

O secretário Regional da Saúde e Proteção Civil salientou que “nos últimos 10 anos foram contratualizados 623 enfermeiros” pelo Sesaram.

O governante apontou ainda que 80% de um total de 1.983 enfermeiros trabalham exclusivamente no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, considerando que, com esta percentagem, “o sucesso do Sesaram será uma realidade no futuro”.

Pedro Ramos ressalvou, contudo, que “a região precisa de enfermeiros, médicos e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica”.

De qualquer forma, disse, a Madeira tem evidenciado “uma atitude diferente” em comparação com outros sistemas no que diz respeito à valorização da carreira dos enfermeiros.

“Desde 2019 que se faz descongelamento das carreiras, que se vai ao encontro das suas remunerações, das suas promoções”, lembrou, salientando que o Governo Regional fez “um investimento que atingiu 25 milhões de euros só para regularizar a carreira profissional” dos enfermeiros.

Pedro Ramos destacou ainda a importância dos enfermeiros, “muito mais evidente na situação de exceção” da pandemia de Covid-19, tendo sido responsáveis pela testagem, vacinação, organização e planificação.

“Foi um trabalho digno, resultado da sua formação, diferenciação, dedicação e entrega à causa”, disse.

O Sesaram tem cerca de 2.000 enfermeiros ao serviço.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights