Encontro Ciência 2022 debate em Lisboa cancro, clima, oceanos e cidades sustentáveis

14 de Maio 2022

O Egito é o país convidado do Encontro Ciência 2022, que a partir de segunda-feira, e durante três dias, reúne em Lisboa a comunidade científica e decisores políticos em sessões sobre cancro, clima, oceanos e cidades sustentáveis

 “Construir o Futuro com a Ciência” ´é o tema deste ano do encontro nacional de ciência e tecnologia. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que apoia o evento, “visa marcar a atualidade e a agenda europeia com os impactos da mudança climática, a proteção da biodiversidade, dos solos e do oceano, a transição para uma economia circular, mas também investir e inovar em áreas estratégicas, como o espaço ou a investigação de doenças como o cancro”.

A ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, participa na segunda-feira, Dia Nacional dos Cientistas, na abertura do evento e na quarta-feira no encerramento.

De acordo com o programa, o primeiro-ministro, António Costa, encerra a primeira sessão plenária, “Construir o Futuro com Ciência”, na segunda-feira, e a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, termina a sessão dedicada à reparação dos solos, na terça-feira, dia em que a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participa na sessão sobre cidades sustentáveis.

O Encontro Ciência, que tem periodicidade anual e um país convidado, é organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a comemorar 25 anos, e tem como parceiros a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a comissão parlamentar de Educação e Ciência.

O Egito far-se-á representar no evento pelo ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Khaled Abdel Ghaffar, e por membros da comunidade científica, académica e empresarial.

Portugal e Egito mantêm uma cooperação científica pontual nas áreas da agricultura sustentável, segurança alimentar, espaço, uso racional da água e utilização inteligente da energia, elencou à Lusa a presidente da FCT, Helena Pereira, acrescentando que a cidade do Cairo vai ter uma faculdade da Universidade Nova de Lisboa vocacionada para a economia e gestão.

Um memorando de entendimento será assinado na segunda-feira pelos dois países para reforçar essa cooperação.

Paralelamente às sessões plenárias, que têm como temas os oceanos, solos, clima, cancro, cidades sustentáveis e inclusivas, o Encontro Ciência 2022 tem diversas sessões temáticas onde os investigadores expõem o trabalho realizado em diversos domínios científicos.

O Ciência 2022, que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, é comissariado pelas professoras da Universidade de Évora Teresa Pinto Correia e do Instituto Superior de Agronomia Teresa Ferreira.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights