No Dia Mundial médicos de família debatem desafios atuais e futuros

15 de Maio 2022

A  Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar no âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, um debate sobre o papel presente e futuro dos médicos de família (MF) no sistema de saúde e sobre as formas como estes profissionais podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.

A sessão será também transmitida on-line, nos meios digitais da APMGF. O debate terá lugar a partir das 18h00, no Hotel Eurostars Universal Lisboa (Parque das Nações), com as presenças da ministra da Saúde, Marta Temido, do bastonário da Ordem dos Médicos (Miguel Guimarães), do presidente da APMGF Nuno Jacinto e de Manuel Pizarro, eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde. A moderação ficará a cargo da jornalista da área da Saúde Dulce Salzedas.

“A celebração do Dia Mundial do MF, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais. Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os MF, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, defende Nuno Jacinto.

Ainda de acordo com o dirigente associativo, “a comemoração desta efeméride, organizada pela APMGF e que tem como ponto central este debate alargado, servirá também para perspetivar soluções para o complicado cenário que atualmente vivemos, mostrando que a nossa Associação continua empenhada em promover a qualidade e segurança do exercício dos MF, apontando o caminho que deve ser trilhado no curto, médio e longo prazo”.

inscreva-se aqui.

APMGF/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

NOVA Medical School cria programa de culinária para jovens diabéticos

A NOVA Medical School avança em janeiro de 2026 com um programa gratuito de literacia alimentar para jovens entre os 14 e os 18 anos com diabetes tipo 1. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Unidade Local de Saúde de São José, combina formação em kitchen lab, investigação clínica e estratégias de gestão autónoma da doença, visando reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida dos participantes

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights