Com oito novas mortes Coreia do Norte debate-se com falta de vacinas e medicamentos

16 de Maio 2022

A Coreia do Norte registou oito novas mortes por “febre”, quatro dias depois de ter admitido o primeiro caso de covid-19, informou a agência de notícias oficial do país.

O líder do regime coreano, Kim Jong Un, também apelou à mobilização imediata dos militares para resolver os problemas de “reservas de medicamentos” na capital Pyongyang, acrescentou a KCNA.

O surto, que Kim Jong Un diz estar a causar uma “grande agitação” no país, está a atingir um Estado que tem um sistema de saúde considerado como um dos piores do mundo, sem acesso a vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2 e a medicamentos antivirais.

Segundo a agência estatal, Kim Jong Un queixou-se, numa reunião de emergência do gabinete político realizada domingo, de que “as ordens ainda não foram devidamente executadas e os medicamentos não foram devidamente fornecidos às farmácias”.

De acordo com os dados oficiais, a Coreia do Norte regista um total de 1.213.550 casos de “febre”, 50 mortes e pelo menos 564.860 pessoas em tratamento, mas sem especificar se se devem ao vírus que provoca a covid-19.

O sistema de saúde norte-coreano foi classificado, numa avaliação realizada pela Universidade Jonhs Hopkins, dos Estados Unidos, em 193.º lugar entre 195 países, devido a falta de medicamentos e de equipamentos essenciais, de acordo com especialistas.

No entanto, Pyongyang rejeitou o plano de vacinação proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ofertas de fornecimento de vacinas feitas pela China, Rússia e Coreia do Sul.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights