Primeiro-ministro cabo-verdiano apela à adesão da população à terceira dose da vacina

16 de Maio 2022

O primeiro-ministro cabo-verdiano apelou esta segunda-feira ao reforço da vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde, onde praticamente 98% dos adultos já receberam pelo menos uma dose da vacina, mas a terceira foi administrada a menos de 22%.

 “A terceira dose ainda precisa de ser aumentada para podermos estar de facto totalmente protegidos desta pandemia, que já dura há tempo demais”, afirmou Ulisses Correia e Silva, durante a inauguração da primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Cabo Verde, no Hospital Universitário Agostinho Neto, na Praia.

“Nós eliminámos praticamente todas as restrições. As máscaras continuam a ser necessárias nos estabelecimentos e serviços de saúde e lá onde haja necessidade de autoproteção. E fica mais uma vez o apelo: vacinar, vacinar, vacinar”, insistiu o chefe do Governo, na mesma intervenção.

Segundo o mais recente boletim de vacinação contra a Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde, até 07 de maio, 318.816 adultos (97,8% da população adulta elegível) estavam vacinados com a primeira dose e 275.590 (84,6%) com as duas doses.

A vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde arrancou em março de 2021, um ano após os primeiros casos da doença no arquipélago, e desde dezembro último que já decorre a administração da dose de reforço.

A nível nacional, Cabo Verde já aplicou 70.935 doses de reforço em adultos, equivalente a 21,8% do total, e também desde dezembro já vacinou com uma dose 45.893 adolescentes (85,4% da população estimada, de 12 a 17 anos), enquanto 38.058 (70,8%) tinham recebido até 07 de maio as duas doses.

Cabo Verde já utilizou 712.949 das 1.045.850 (68,2%) doses de vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Sinopharm recebidas através do mecanismo Covax e doações de países parceiros.

O país contava no domingo com 46 casos ativos de Covid-19 em todo o país e não regista qualquer óbito por complicações associadas à doença desde 22 de fevereiro. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o arquipélago já confirmou 56.115 casos da doença, que provocaram 401 óbitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights