Primeiro-ministro cabo-verdiano apela à adesão da população à terceira dose da vacina

16 de Maio 2022

O primeiro-ministro cabo-verdiano apelou esta segunda-feira ao reforço da vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde, onde praticamente 98% dos adultos já receberam pelo menos uma dose da vacina, mas a terceira foi administrada a menos de 22%.

 “A terceira dose ainda precisa de ser aumentada para podermos estar de facto totalmente protegidos desta pandemia, que já dura há tempo demais”, afirmou Ulisses Correia e Silva, durante a inauguração da primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Cabo Verde, no Hospital Universitário Agostinho Neto, na Praia.

“Nós eliminámos praticamente todas as restrições. As máscaras continuam a ser necessárias nos estabelecimentos e serviços de saúde e lá onde haja necessidade de autoproteção. E fica mais uma vez o apelo: vacinar, vacinar, vacinar”, insistiu o chefe do Governo, na mesma intervenção.

Segundo o mais recente boletim de vacinação contra a Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde, até 07 de maio, 318.816 adultos (97,8% da população adulta elegível) estavam vacinados com a primeira dose e 275.590 (84,6%) com as duas doses.

A vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde arrancou em março de 2021, um ano após os primeiros casos da doença no arquipélago, e desde dezembro último que já decorre a administração da dose de reforço.

A nível nacional, Cabo Verde já aplicou 70.935 doses de reforço em adultos, equivalente a 21,8% do total, e também desde dezembro já vacinou com uma dose 45.893 adolescentes (85,4% da população estimada, de 12 a 17 anos), enquanto 38.058 (70,8%) tinham recebido até 07 de maio as duas doses.

Cabo Verde já utilizou 712.949 das 1.045.850 (68,2%) doses de vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Sinopharm recebidas através do mecanismo Covax e doações de países parceiros.

O país contava no domingo com 46 casos ativos de Covid-19 em todo o país e não regista qualquer óbito por complicações associadas à doença desde 22 de fevereiro. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o arquipélago já confirmou 56.115 casos da doença, que provocaram 401 óbitos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bayer anuncia redução significativa de marcador renal com finerenona em doentes com diabetes tipo 1

A finerenona reduziu em 25% o marcador urinário RACU em doentes renais com diabetes tipo 1, de acordo com o estudo FINE-ONE. Este é o primeiro fármaco em mais de 30 anos a demonstrar eficácia num ensaio de Fase III para esta condição, oferecendo uma nova esperança terapêutica. A segurança do medicamento manteve o perfil esperado, com a Bayer a preparar-se para avançar com pedidos de aprovação regulatória.

Hospital de Castelo Branco exige reclassificação na referenciação pediátrica

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco discorda da sua classificação como Hospital de Nível IB na proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria. A instituição alega que a categorização não reflete a sua capacidade assistencial e já solicitou formalmente uma reclassificação para Nível IIA, invocando uma estrutura pediátrica consolidada e uma oferta diferenciada.

Bupa avança em Portugal com primeira clínica dentária em Gaia

A Bupa inaugurou a sua primeira clínica dentária em Portugal, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Com sete gabinetes e tecnologia de ponta, como TAC e scanner intraoral, a abertura marca a expansão do grupo no mercado português, que até agora se dedicava aos seguros de saúde. Iñaki Peralta, CEO para Europa e América Latina, destaca a aposta num modelo de cuidados inovador e personalizado.

Novos fármacos para cancro da mama avançado acentuam dilema no acesso

A abundância de novos medicamentos para o cancro da mama avançado, apresentada na conferência ABC8 em Lisboa, coloca um problema ético e financeiro aos sistemas de saúde. Especialistas, liderados por Fátima Cardoso, receiam que o custo elevado e a falta de comparação direta entre terapias possam agravar as assimetrias no acesso a tratamentos entre países e mesmo dentro das próprias fronteiras nacionais.

Projetos de saúde distinguidos com bolsas de consultoria

A 4ª edição do programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem distingue quatro projetos do SNS. Cada um receberá 50 mil euros em consultoria especializada. A cerimónia de entrega, no dia 18, inclui um debate sobre a aplicação prática dos princípios de Value-Based Healthcare, com a presença de representantes da DGS e de associações de doentes.

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights