Falta de médicos obriga Hospital Garcia de Orta a ativar plano de contingência nas urgências

17 de Maio 2022

A falta de médicos nos serviços de urgência Obstétrica e Ginecológica do Hospital Garcia de Orta obrigaram à ativação de um plano de continência durante a tarde de segunda-feira e a manhã de hoje.

De acordo com uma nota fixada nas portas desta unidade hospitalar “informa-se as utentes que entre as 13h00 do dia 16/05/22 e as 8h30 do dia 17/05/22 se encontra ativado o plano de contingência na urgência obstétrica e ginecológica do Hospital Garcia de Orta devido à falta de elementos médicos”.

Durante este período o hospital apenas admitiu nas urgências: grávidas em trabalho de parto que não pudessem ser transferidas e utentes com situações emergentes. Os restantes doentes com indicação para internamento seriam transferidos para outro hospital.

Para além da falta de médicos anunciada, no início desta semana semana o Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou que o ataque informático tem colocado em causa os cuidados de saúde dos doentes.

O SMZS explicou em comunicado que “a impossibilidade de acesso à internet impede a realização de diários clínicos, a parametrização de dados clínicos anteriores, da prescrição eletrónica de medicamentos, a obtenção de baixas médicas ou o pedido de exames de diagnóstico.”

O sindicato assegurou que “já houve situações em que a prescrição manual motivou erros”. “Esta situação tem levado médicos, profissionais de saúde e utentes a um grande sentimento de preocupação, desalento e de insegurança, que se deve à falta de resposta do Conselho de Administração, que se escusa num plano de contingência que simplesmente não dá resposta.”

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights