Hospital Beatriz Ângelo convida cidadãos a medir a pressão arterial

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) realiza esta terça-feira uma ação de prevenção através de rastreios, das 9h30 às 14h, no átrio do Hospital Beatriz Ângelo.

A propósito do Dia Mundial da Hipertensão, a SPH organiza pelo terceiro ano consecutivo uma ação de rastreio com o objetivo de “sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial”.

A SPH destaca ainda que “incentivar os doentes a ir ao médico e motivar a adesão à terapêutica são também outros dos objetivos da Semana da Hipertensão. O contexto pandémico afastou os doentes dos médicos, por isso a SPH considera prioritário o regresso às consultas regulares para garantir o controlo dos valores da pressão arterial, revertendo o efeito da pandemia.

A hipertensão (HTA) é conhecida como a “doença silenciosa”. Estima-se que a nível nacional cerca de 42% da população sofra desta patologia.

A HTA não tem sintomas e está ligada a doenças cardiovasculares graves, com taxas de mortalidade ou incapacidade elevadas. “Apesar de quase 75% dos hipertensos portugueses estar sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e grande parte falha pela falta de adesão à terapêutica”, alerta a SPH.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This