APMGF promove debate sobre papel presente e futuro dos médicos de família

19 de Maio 2022

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) promove esta quinta-feira um debate sobre a importância e o futuro dos médicos de família no sistema de saúde.

No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a APMGF promove, no Hotel Eurostars Universal Lisboa, a discussão sobre o papel dos profissionais no sistema de saúde. A iniciativa visa ainda discutir a forma como os médicos de família podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.

Nuno Jacinto, dirigente da APMGF destaca que “a celebração do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais.”

“Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os médicos de família, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, lamenta.

A sessão de hoje contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o presidente da APMGF, Nuno Jacinto e o eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro.

A moderação ficará a cargo da jornalista Dulce Salzedas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights