Centro Hospitalar de Coimbra não prevê acionar plano de contingência

19 de Maio 2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) não prevê acionar o plano de contingência devido ao aumento de casos de Covid-19, nem registou impacto na atividade programada de consultas e cirurgias, anunciou esta quarta-feira a instituição.

Em resposta a questões formuladas pela agência Lusa, o gabinete de comunicação do CHUC informou que a unidade de saúde “tem registado um aumento correspondente a uma média diária de 550/600 doentes na urgência de adultos, nas duas últimas semanas”, sendo 13% destes (entre os 71 a 78 casos) diagnosticados com Covid-19.

De acordo com a mesma informação, o CHUC possui 138 doentes internados em enfermaria com Covid-19 e seis doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

“Neste momento não há impacto na atividade programada e nem se prevê que seja acionado o plano de contingência”, acrescentou o gabinete de comunicação do CHUC, justificando a situação com o cumprimento da norma 004/2020 da Direção Geral da Saúde (DGS), atualizada em 21 de abril.

Essa norma estabelece, entre outros, critérios de referenciação para avaliação clínica em Cuidados de Saúde Primários e Unidades Hospitalares, bem como circuitos e medidas de prevenção e controlo de infeção em Cuidados de Saúde Primários, Serviços de Urgência e Internamento Hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights