IPO do Porto lança segunda temporada de “Cancro sem Temor”

19 de Maio 2022

O IPO do Porto arranca esta quarta-feira com a segunda temporada do projeto "Cancro sem Temor". A propósito do dia da sensibilização para o melanoma o primeiro episódio é dedicado a este tipo de cancro.

O podcast “Cancro sem Temor” visa “alertar para a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência”. Neste sentido, e no âmbito do da sensibilização para o melanoma, o primeiro episódio desta segunda temporada conta com a participação de vários especialistas.

Neste episódio, a Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce enquanto forma de mudar a história do melanoma em Portugal, onde se tem registado um aumento de 6% ao ano do número de novos casos.

O arranque da segunda temporada conta com a participação de Matilde Ribeiro, Orientadora da Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e de Paula Ferreira, Coordenadora da Patologia de Pele no Serviço de Oncologia Médica e Médica Oncologista. A conversa também conta com o testemunho de um doente, Jorge Assunção, com 60 anos, que entrou no IPO do Porto em 2010, tendo neste momento a doença em completa remissão.

Ao longo desta conversa dão também o seu testemunho, António Santos, Diretor do Serviço de Dermatologia do IPO do Porto, Emília Magalhães, enfermeira responsável pela Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e Maria João Monteiro, doente com melanoma.

Nesta conversa, o foco está no papel do doente na prevenção do melanoma, a que tipo de sinais é necessário estar atento, que alterações deverão ser olhadas com maior preocupação. São também abordados, o contributo individual para o diagnóstico precoce e a sua importância, os cuidados a ter com o sol e os fatores de risco. Entre os temas em destaque estão ainda a evolução das opções terapêuticas e de tratamento, e a importância da multidisciplinaridade da equipa que acompanha.

“É muito importante continuar a alertar as pessoas para os cuidados a ter com o sol e o contributo de cada um no diagnóstico precoce.  O cancro da pele, como quase todos os cancros, quando diagnosticado precocemente é curável. Há, no entanto, determinados tipos de cancro da pele que têm um potencial de metastização grande, e quando diagnosticados em fases avançadas, apresentam um prognóstico muito negativo para o doente”, alerta Matilde Ribeiro.

O podcast conta com o apoio da Novartis e está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e no Spotify e Apple Podcasts.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights