Colaboradores da Novartis entregam hoje 1500 refeições à REFOOD

20 de Maio 2022

Uma ação de voluntariado desenvolvida pela farmacêutica Novartis prevê a entrega de 1500 refeições à REFOOD. A iniciativa mobiliza colaboradores para um dia de voluntariado pelo 26º ano consecutivo.

No 26º Dia da Comunidade, vários colaboradores da Novartis juntam-se ao projeto Terra de Oportunidades para preparar 1500 refeições que serão mais tarde entregues à REFOOD. A farmacêutica destacou, em comunicado, que “os colaboradores voluntários vão colher produtos alimentares da quinta do Semear que depois utilizarão para cozinhar cerca de 1500 refeições, com a colaboração do Chef Chakall. Essas refeições, por sua vez, alimentarão mais de 52 núcleos da rede REFOOD a nível nacional.”

Joana Santiago, Presidente do Semear, explica que “o Semear, Terra de Oportunidades é um projeto inclusivo, em que além de promovermos a inclusão de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, apostamos numa agricultura biológica, próxima e sustentável. Há alguns anos que a Novartis se associa à nossa causa e nos ajuda a cumprir a nossa missão. A possibilidade das pessoas, que por norma não têm uma relação com o campo e a agricultura, poderem ter este contacto com a terra é uma forma de as consciencializar para as mais-valias desta forma de cultivo e para a importância de “semear um futuro melhor”.

Neste sentido, Patrícia Adegas, Diretora de Comunicação e Relação com Associações de Doentes, da Novartis, sublinha: “O Dia da Comunidade celebra o nosso compromisso com a comunidade. Para além de oferecermos uma oportunidade aos nossos colaboradores de dedicarem o seu dia a ações de voluntariado, é também um momento de reforço do nosso espírito de pertença à Novartis e dos laços entre as nossas pessoas e equipas”.

Nas palavras do Chef Chakall, “pela segunda vez tive a oportunidade de participar nesta iniciativa da Novartis e é sempre muito gratificante. Cozinhar é um ato de partilha, preparar uma refeição para os outros é uma forma especial de darmos um pouco de nós. Fazê-lo com ingredientes acabados de colher e poder com eles preparar 1500 refeições, que são distribuídas a quem mais precisa, é sem dúvida um privilégio. Agradeço à Novartis a oportunidade de fazer parte deste projeto e ao Semear a forma como nos acolheu”.

“Agradecemos à Novartis esta doação de 1500 refeições que tem um impacto muito significativo nas famílias que ajudamos. A criação da REFOOD teve na sua origem acreditarmos que podíamos contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Ao longo de mais de dez anos de existência já apoiámos dezenas de milhares de pessoas, contribuindo simultaneamente para evitar a produção de milhares de toneladas de bio resíduos. São números que nos orgulham, mas o sentimento de dever cumprido cresce sempre que outros se juntam à nossa missão, e é isso que sentimos neste dia de partilha dos colaboradores da Novartis”, defende Hunter Halder, fundador da REFOOD.

PR/HN/Vaishaly Camões

Outros artigos com interesse:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights