Marcelo defende que o mais importante é aumentar a vacinação

20 de Maio 2022

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira, a propósito da discussão em torno do eventual regresso do uso obrigatório de máscara por causa da Covid-19, que o mais importante são "respostas pela positiva" como o aumento da vacinação.

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre este assunto em Díli, durante a sua visita oficial a Timor-Leste, e começou por responder: “Eu aqui estou muito longe. Eu acompanho o que se passa, mas não acompanho em pormenor as razões dos especialistas”.

“Eu devo dizer que prefiro respostas pela positiva do que respostas pela negativa”, acrescentou, defendendo que “aumentar a vacinação é mais importante e de efeitos mais duradouros do que apenas aplicar restrições”.

Segundo o chefe de Estado, “porventura, é essa a justificação da ministra da Saúde”, Marta Temido, para afastar por enquanto o regresso do uso obrigatório de máscara, assim como a reposição da gratuitidade de testes de diagnóstico de infeção com o vírus da Covid-19.

“No começo da semana que vem já estarei em condições de perceber o porquê de os especialistas terem proposto o que propuseram, alguns, pelo menos, e por outro lado, os responsáveis sanitários terem entendido que essa não é a resposta”, disse.

A propósito desta discussão, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o entendimento de que “os especialistas têm uma palavra a dizer, propondo soluções, mas a palavra decidida é a do poder político”.

“Quem é eleito para decidir é o poder político. Portanto, o poder político não pode decidir sem ouvir especialistas, mas quem é responsável por aquilo que faça ou não faça é o poder político”, argumentou o Presidente da República.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights