Menos 30% de seropositivos em tratamento na Ucrânia devido à guerra

21 de Maio 2022

O número de seropositivos em tratamento com antirretrovirais na Ucrânia, o segundo país europeu com a maior prevalência do vírus VIH, baixou 30% com a guerra, alertou o Programa Conjunto das Nações Unidas para a VIH/SIDA (ONUSIDA).

O organismo advertiu também que 39 estabelecimentos de saúde que, antes da guerra, ofereciam tratamentos e serviços de prevenção para o VIH/Sida estão agora encerrados e noutros locais as atividades foram suspensas ou estão em funcionamento intermitente.

“Embora vários parceiros tenham garantido um stock suficiente de medicamentos contra o VIH/Sida na Ucrânia, a distribuição destes medicamentos às pessoas necessitadas dentro do país continua a ser um grande desafio”, afirmou a porta-voz da agência das Nações Unidas, Sophie Barton, numa conferência de imprensa.

A guerra levou à interrupção total dos serviços de despistagem do VIH no país, especialmente nas zonas orientais, onde o conflito se intensificou.

Nas cidades de Kharkiv, Mariupol, Donetsk, Lugansk, Slavyanka e Kherson, os serviços de cuidados de saúde para pessoas com VIH ficaram completamente devastados, levando à fuga do país de 30 mil seropositivos, calculou a ONUSIDA.

“O número de pessoas que solicitaram terapia antirretroviral nos países de acolhimento foi de cerca de 3 mil em meados de abril, e começou a aumentar à medida que as pessoas foram ficando sem os medicamentos que levaram consigo da Ucrânia. Esperam-se mais pedidos nas próximas semanas”, afirmou Barton.

A ONUSIDA pediu ainda à comunidade internacional 2,42 milhões de dólares (2,29 milhões de euros) adicionais para reforçar os serviços relacionados com o VIH/Sida na Ucrânia e nos países que acolhem os refugiados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights