Unidades de Cuidados Paliativos CUF voltam a ser reconhecidas pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica

22 de Maio 2022

As Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo e do Hospital CUF Porto voltaram a ser este ano acreditadas pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).

Após terem recebido as primeiras distinções, em 2015 e 2018 respetivamente, o Hospital CUF Tejo e o Hospital CUF Porto voltam a ser reconhecidos como Centros Integrados de Cuidados Paliativos e Oncologia, o que lhes permite integrar a rede europeia da ESMO Designated Centres.

A CUF frisa em comunicado que “esta eacreditação, concedida por uma das sociedades médicas mais relevantes a nível internacional na área da Oncologia, assenta na avaliação de práticas clínicas de qualidade e na importância, para o doente oncológico, da intervenção precoce de cuidados paliativos ao longo da doença e não apenas nos últimos dias de vida.”

Citada na nota enviada, Carolina Monteiro, Responsável da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto refere que “a Oncologia e os Cuidados Paliativos podem e devem ser prestados em simultâneo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes, com benefícios para os próprios e para as suas famílias e cuidadores”.

Luísa Pereira, Coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo, considera que esta premissa contribui para “desmistificar que os cuidados paliativos não se destinam apenas a doentes em fim de vida. As equipas diferenciadas de cuidados paliativos, da qual fazem parte médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, entre muitos outros, acompanham doenças crónicas e progressivas, nomeadamente oncológicas, qualquer que seja o estádio da doença”.

Segundo a CUF as equipas multidisciplinares e interdisciplinares de Cuidados Paliativos da CUF prestam assistência aos doentes no internamento, consulta, Hospital de Dia de Oncologia ou em casa, através dos Cuidados Domiciliários e “regem-se por uma política de admissão de doentes sempre que o doente necessite destes cuidados.”

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights