“Clínica Estrelinha” desmistifica medo das crianças da Guarda pelo médico e enfermeiro

23 de Maio 2022

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda retomou hoje o projeto “Clínica Estrelinha”, que vai envolver 700 crianças e que tem como objetivo desmistificar o medo dos mais novos em relação ao médico e ao enfermeiro.

A “Clínica Estrelinha” foi “inaugurada” hoje de manhã, no centro comercial da Guarda e é organizada pela ULS, através da equipa de médicos internos da Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha” e ao qual se associaram os restantes médicos internos de Medicina Geral e Familiar.

O projeto tem como público-alvo crianças da cidade da Guarda e da região, do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A iniciativa, que decorre até domingo, vai na terceira edição e foi retomada após uma paragem de dois anos devido à pandemia por Covid-19.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, João Barranca, com a atividade a instituição pretende “desmistificar o papel dos profissionais de saúde e das instituições de saúde”.

“Com esta iniciativa pretendemos que os mais pequenos percam o receio e os medos na hora de se dirigirem a uma instituição de saúde. Pretendemos também fazer uma explicação de alguns hábitos e fazer a promoção da saúde”, disse o responsável à agência Lusa.

A médica Maria de Jesus Clara, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha”, explicou à Lusa que a iniciativa, que foi interrompida devido à pandemia, foi retomada este ano “dada a importância e a aceitação” das escolas e do centro comercial La Vie que cede as instalações.

A “Clínica Estrelinha” pretende uma aproximação às crianças “no sentido de desmistificar o medo dos médicos, dos enfermeiros e das injeções”, e para promover “a educação para a saúde” através de bons hábitos de alimentação e de higiene, por exemplo, vincou a responsável.

A atividade “teve sempre muita aceitação”, embora este ano, talvez pela paragem de dois anos, o pedido de participação foi maior, sublinhou Maria de Jesus Clara.

A médica Bárbara Oliveira, da organização, explicou que no âmbito do projeto estão a funcionar dois gabinetes médicos “onde as crianças levam o seu bonequinho e apresentam um problema de saúde e o médico explica que tipo de exames faz, como vai observar e qual é o tratamento”.

Existe também um gabinete de enfermagem “virado para o tratamento das feridas, para a administração de soros e de algumas medicações” e também uma máquina de TAC [Tomografia Axial Computorizada] ​​​​para “combater o medo” dos aparelhos que equipam os serviços de imagiologia dos hospitais.

O projeto “Clínica Estrelinha” recebe, até sexta-feira, das 10:00 às 16:00, os alunos das escolas inscritas. No sábado e no domingo, estará aberto ao público das 14:00 às 18:00.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights