Número de baixas por doença sobe 25% em abril para 259.320

23 de Maio 2022

O número de baixas por doença aumentou 25% em abril face ao mesmo período do ano passado, mas caiu 20,2% comparando com o mês anterior, para 259.320, mostram as estatísticas mensais da Segurança Social.

“O número de prestações de doença abrangeu 259.320 pessoas, em abril de 2022”, lê-se na síntese elaborada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O número de beneficiários em abril diminuiu em 65.719 (-20,2%) face a março, mas aumentou em 51.885 (+25,0%) em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O total das prestações englobam o subsídio de doença, o subsídio de doença profissional, o subsídio de tuberculose, a concessão provisória de subsídio de doença, as baixas por contágio e o subsídio por isolamento profilático (próprio) pelo coronavírus.

Em abril, o número de pessoas com subsídio de doença foi de 150.632, representando um aumento homólogo em 17,5% e uma redução em cadeia de 3,9%.

O subsídio de doença abrangia em abril 61.571 pessoas do sexo masculino (40,9% do total) e 89.061 do sexo feminino (59,1% do total), sendo o grupo etário dos 50 aos 59 anos o mais representativo (28,9%).

Os dados relativos a abril indicam ainda que em abril, no âmbito dos vários regimes de Segurança Social, foram processadas 2.067.577 pensões de velhice, menos 1.379 pensões face ao mês anterior, mas um acréscimo de 12.862 pensões de velhice face ao período homólogo.

O número de pensões de sobrevivência processadas em abril foi de 733.820, um aumento mensal de 0,2% e de 2,2% homólogo, enquanto as pensões de invalidez mantiveram a tendência de redução, totalizando 174.878.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights