Unidade do Ombro e Cotovelo do São João integra Teaching Centers da Sociedade Europeia

25 de Maio 2022

A Unidade de Ombro e Cotovelo, do Serviço de Ortopedia, do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) acaba de integrar a renomada lista de ‘Teaching Centers’ da Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 

De acordo com Manuel Gutierres, responsável desta unidade, “a frequência de um curso com o selo de qualidade da Unidade de Ombro do São João, será certamente um fator diferenciador para quem o obtiver”.

Composta por quatro cirurgiões de ombro e cotovelo altamente especializados esta unidade conta com anos de relevante experiência clínica e docente, sendo um centro de trauma de nível 1, onde um amplo espectro de fraturas e luxações do membro superior é avaliado e tratado, incluindo fraturas de alta e baixa energia ao redor do ombro, luxações da articulação AC e fraturas e luxações do cotovelo.

As instalações da unidade estão equipadas para garantir um tratamento mais adequado segundo o estado da arte, usando implantes e técnicas de última geração, tanto em cirurgia aberta quanto artroscópica. Sistemas de planeamento pré-operatório, implantes sem haste e rotas mini-invasivas, são exemplos de intervenções muito comuns nesta unidade.

Integrada num Centro Hospitalar e Universitário (CHUSJ), esta unidade permite a integração dos formandos em equipas de investigação da Faculdade de Medicina (FMUP).

Existem, ainda, parcerias com o Labiomep/FEUP e outros departamentos de investigação, permitindo o desenvolvimento de trabalhos científicos e a sua publicação ou apresentação em reuniões especializadas. Além disso, é possível o acesso ao teatro anatômico para estudo de cadáveres e o tempo de formação é distribuído entre consultas, salas de cirurgia, reuniões de unidade e serviço e sessões de formação.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights