Mais de 60 pessoas operadas às cataratas em Figueira de Castelo Rodrigo

26 de Maio 2022

O protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, celebrado entre o município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, “já permitiu operar gratuitamente 63 pessoas”, foi esta quinta-feira anunciado.

Segundo a autarquia, o processo, iniciado em novembro de 2021, tem como objetivo primordial “a melhoria da saúde das pessoas com problemas de visão, dando-lhes mais qualidade de vida e independência no seu quotidiano”.

A iniciativa “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, é realizada sempre “em estreita colaboração com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, por forma a conseguir chegar a todos os casos que necessitem deste tipo de intervenções”.

“As operações são realizadas no dia em que os munícipes se deslocam à clínica, devidamente acompanhados por técnicos da Câmara Municipal, tendo, depois, uma consulta pós-operatório, aferindo o estado e evolução de cada paciente”, adianta a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O protocolo celebrado entre a autarquia e a Fundação Álvaro Carvalho “pretende operar doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso”.

O município lembra que os critérios obedecem “a prioridades clínicas e sociais, aliviando e substituindo o Serviço Nacional de Saúde, que não consegue dar respostas em tempo útil a problemas relativos a esta especialidade médica”.

Em novembro de 2021, o município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, anunciou que decidiu celebrar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, para permitir que os munícipes mais idosos realizem operações gratuitas às cataratas.

A celebração do protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho foi aprovada pelo executivo municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidido por Carlos Condesso (PSD), com os votos contra dos dois vereadores eleitos pelo PS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights