Plataforma de apoio à decisão clínica facilita a integração dos novos médicos no Hospital de São João

26 de Maio 2022

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou recentemente um novo software de apoio à decisão clínica que promete reduzir assimetrias nos cuidados prestados entre diferentes profissionais, reduzir o consumo de exames complementares de diagnóstico inadequados, aumentar a celeridade da resposta e a comodidade dos utentes avaliados no CHUSJ.

Tendo sido criado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração das centenas de médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico (em vários problemas médicos) e no Serviço de Urgência de Adultos (na dimensão da Cirurgia Geral).

De acordo Tomás Pessoa e Costa, fundador do projeto, “em termos práticos esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente. O objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica, através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta. O CHUSJ irá construindo novos algoritmos médicos de acordo com a sua prática clínica e com as suas orientações e normas internas”.

Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada por parte de todos os profissionais de saúde evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights