Sobe para 58 o número de casos de infeção por Monkeypox em Portugal

26 de Maio 2022

A Direção-Geral da Saúde acaba de anunciar mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox. Portugal contabiliza um total de 58 casos.

No comunicado divulgado esta quinta-feira, as autoridades de saúde afirmam que a maioria das infeções foram notificadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. As infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Os últimos nove casos foram confirmados  pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). A DGS garante que “os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório.”

As autoridades anunciaram que estão a ser realizados inquéritos epidemiológicos, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respectivos contactos e ainda eventuais locais de exposição.

“A DGS informa ainda que Portugal está a encetar diligências no sentido de constituir uma reserva nacional de vacinas, através do mecanismo europeu. De igual forma, através de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação da DGS, está a ser estudada a eventual necessidade de administrar a vacina a contactos de casos confirmados e a profissionais de saúde, no contexto deste surto”, lê-se na nota.

Os especialistas alertam que pessoas que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico.

Em caso de sinais e sintomas sugestivos de infeção por Monkeypox “os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights