Cientistas confirmam amplificação das ondas de calor no antártico devido às alterações climáticas

29 de Maio 2022

As alterações climáticas amplificam as ondas de calor no continente antártico. Esta é a conclusão apresentada pelos cientistas Sergi González-Herrero, David Barriopedro, Ricardo M. Trigo, Joan Albert López-Bustins e Marc Oliva no artigo “Climate warming amplified the 2020 record-breaking heatwave in the Antarctic Peninsula”, publicado esta sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, na revista Communications Earth & Environment, na sequência do estudo de uma das ondas de calor mais intensas registadas desde que há dados na Península Antártica.

Um dos autores – Ricardo Trigo -, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), salienta a importância deste trabalho, liderado pelo Grupo Antártico da Agência Meteorológica Espanhola (AEMET), Instituto de Geociências do CSIC e pela Universidade de Barcelona. Pela primeira vez é possível confirmar que a mudança climática é capaz de amplificar uma onda de calor no continente antártico.

O artigo publicado na revista do grupo Nature baseia-se no estudo de uma das ondas de calor mais intensas na Península Antártica entre 6 e 11 de fevereiro de 2020 de que há registo. O mês de fevereiro nesse ano foi anormalmente quente na Península Antártica e essa onda de calor representou a 6 de fevereiro de 2020 um novo recorde de temperatura absoluta – 18,3ºC na base Esperanza – para todo o continente antártico.

A probabilidade de se observar uma onda de calor semelhante à registada aumentou cerca de dez vezes, desde o período de 1950-1984, em grande medida devido às alterações climáticas.

UL/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights