Parceria para um primeiro contacto mais intimista

29 de Maio 2022

A Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC) é parceira na criação de um modelo de porta-bebés, utilizado durante a primeira hora após o nascimento. Chama-se Sling Casulo e é vestido pelas mães antes de entrarem na sala de partos. O objetivo é promover o contacto de pele com pele e de forma mais segura e intimista.

A experiência de um grupo de enfermeiras da MAC foi importante para a criação do modelo, desenvolvido em parceria com a empresa Pulguinhas e o Rotário Clube de Lisboa. O projeto nasce no âmbito da promoção da segurança do recém-nascido e da mãe, respondendo ao repto lançado pela OMS, que consagrou o ano de 2021 à saúde da mulher e da criança, sob o lema dos “cuidados maternos e neonatais seguros”, que se insere na campanha “Agir agora para um Parto Seguro e Respeitador”.

O projeto arrancou em abril e a avaliação tem sido positiva, de acordo com os seguintes testemunhos de algumas mães:

“Fantástico, foi excelente sentir a nossa bebé aconchegada em cima de mim e ficarmos quentinhas numa bolha única. Muito obrigada por ter esta oportunidade, adoraria que continuassem este projeto com outras mamãs.”

“Maravilhoso, recompensa todo o processo.”

“Foi muito bom! Ajudou a que o bebé ficasse mais calmo após o nascimento, a amamentação correu muito bem. Foi um momento de grande prazer em que conheci o meu filho!”

As profissionais da MAC envolvidas no processo estão também satisfeitas com os resultados.

“O Sling Casulo é segurança, inovação e conforto. É uma forma aconchegante e terna de acolher a utente ainda grávida e depois de dar as boas vindas ao bebé recém-chegado! Sem dúvida uma mais valia para as parturientes da MAC-CHULC”. Anabela Dias, enfermeira-chefe do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

CHULC/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights