Parceria para um primeiro contacto mais intimista

29 de Maio 2022

A Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC) é parceira na criação de um modelo de porta-bebés, utilizado durante a primeira hora após o nascimento. Chama-se Sling Casulo e é vestido pelas mães antes de entrarem na sala de partos. O objetivo é promover o contacto de pele com pele e de forma mais segura e intimista.

A experiência de um grupo de enfermeiras da MAC foi importante para a criação do modelo, desenvolvido em parceria com a empresa Pulguinhas e o Rotário Clube de Lisboa. O projeto nasce no âmbito da promoção da segurança do recém-nascido e da mãe, respondendo ao repto lançado pela OMS, que consagrou o ano de 2021 à saúde da mulher e da criança, sob o lema dos “cuidados maternos e neonatais seguros”, que se insere na campanha “Agir agora para um Parto Seguro e Respeitador”.

O projeto arrancou em abril e a avaliação tem sido positiva, de acordo com os seguintes testemunhos de algumas mães:

“Fantástico, foi excelente sentir a nossa bebé aconchegada em cima de mim e ficarmos quentinhas numa bolha única. Muito obrigada por ter esta oportunidade, adoraria que continuassem este projeto com outras mamãs.”

“Maravilhoso, recompensa todo o processo.”

“Foi muito bom! Ajudou a que o bebé ficasse mais calmo após o nascimento, a amamentação correu muito bem. Foi um momento de grande prazer em que conheci o meu filho!”

As profissionais da MAC envolvidas no processo estão também satisfeitas com os resultados.

“O Sling Casulo é segurança, inovação e conforto. É uma forma aconchegante e terna de acolher a utente ainda grávida e depois de dar as boas vindas ao bebé recém-chegado! Sem dúvida uma mais valia para as parturientes da MAC-CHULC”. Anabela Dias, enfermeira-chefe do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

CHULC/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights