Campanha deixa alerta sobre DPOC: o filme das exacerbações é aquele a que não queremos assistir

30 de Maio 2022

Uma campanha lançada a propósito do Dia Mundial sem Tabaco alerta para o perigo das exacerbações da DPOC, que podem até levar à morte, e deixa um apelo: "Se já viu este filme, não assista outra vez".

Os doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) sabem bem o que é viver com dificuldades respiratórias, já que se trata de uma doença “que resulta da obstrução das vias aéreas, ou seja, da dificuldade na passagem do ar pelas vias respiratórias”, explica Ana Sofia Oliveira, assistente hospitalar graduada de Pneumologia e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Esta doença pode até dificultar os gestos mais simples, como caminhar, tomar banho ou pentear o cabelo, e as suas exacerbações – “agravamento agudo dos sintomas respiratórios e que resulta na necessidade de tratamento adicional” – podem mesmo roubar vidas, apesar de poderem ser evitadas. Esta campanha, com o apoio de várias sociedades e organizações médicas, alerta precisamente para o perigo das exacerbações.

Uma exacerbação, que pode ser, segundo Ana Sofia Oliveira, “ligeira, tratada em ambulatório; moderada, que requer tratamento adicional; ou grave, que já requer hospitalização”, aumenta o risco para eventos cardiovasculares agudos e é responsável por um aumento em 40% do risco de AVC passados dez dias. Estudos indicam que um em cada cinco doentes acaba por falecer um ano após a primeira hospitalização por DPOC.

“Em Portugal, a DPOC encontra-se subdiagnosticada e, consequentemente, subtratada”, afirma a médica. “(…) é fundamental um diagnóstico precoce da doença e um tratamento atempado e proativo.”

Para isso, “é fundamental uma maior acessibilidade à espirometria e aos serviços de saúde, ampliação das estruturas dedicadas à reabilitação dos doentes, aumento da dinâmica entre os cuidados de saúde primários e a especialidade”. “Torna-se igualmente imperioso a adesão ao tratamento, profilaxia das infeções respiratórias com vacinação contra a gripe, pneumonia e COVID-19 e a cessação tabágica.”

O tabagismo é “o principal fator de risco para o desenvolvimento da DPOC e para o seu agravamento. Cerca de 85% a 90% de todos os casos de DPOC ocorrem devido ao tabaco. Fumadores ativos, ex-fumadores ou fumadores passivos (expostos ao fumo de outros) têm um risco acrescido de ter esta doença”, alerta a especialista, que acrescenta a este fator “a poluição atmosférica e ambiental e a exposição ocupacional (no trabalho)”.

“Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença, tendo em conta que se trata de uma dependência. Para ultrapassar este problema, foram criadas em todo o país consultas de apoio ao fumador, onde equipas multidisciplinares, constituídas por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, dão apoio e acompanhamento regular para que o doente deixe de fumar. Existem também tratamentos medicamentosos que auxiliam a cessação tabágica, a par de abordagens comportamentais, que são fundamentais.”

A DPOC “é uma das principais causas de morbilidade, ou seja, de perda de qualidade de vida, e de mortalidade na população adulta de todo o mundo. É encarada pelas autoridades de saúde como um grave problema de saúde pública e é a 3.ª causa de morte global, estimando-se que se venha a manter nestes níveis de mortalidade nos próximos anos, sendo responsável pela mortalidade precoce”, refere a médica. “Atinge maioritariamente pessoas com 40 ou mais anos de idade e os principais sintomas são a dispneia, a tosse e a expetoração.” É uma doença “crónica e progressiva, podendo tornar-se incapacitante”, e, apesar de não ter cura, “o seu tratamento melhora muito a qualidade de vida dos doentes”.

A campanha agora lançada tem como parceiros a associação Respira, a Associação Nacional de Farmácias, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), o Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a AstraZeneca e o Grupo Tecnimede.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights