Abraço e especialistas desenvolvem projeto de avaliação da qualidade de vida de quem vive com VIH

31 de Maio 2022

A associação Abraço e dezenas especialistas internacionais desenvolveram o projeto HIV360 com o objetivo de avaliar os fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.

Ao longo de várias reuniões de trabalho, especialistas de todo o mundo, definiram um conjunto de indicadores que, para além da avaliação clínica, permitem avaliar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH e que devem ser monitorizados ao longo do tratamento (comorbilidades, saúde sexual, saúde mental, perceção do risco, adesão ao tratamento).

O projeto resulta de um desafio lançado pela Abraço à NOVA School of Bussiness and Economics. A iniciativa incluiu doentes com VIH, sessenta especialistas e organizações de 14 países diferentes.

A abraço explica em comunicado que o programa é constituído por duas fases, sendo que a primeira “consistiu no desenvolvimento do questionário HIV360 Standard Set que pretende medir os resultados de saúde dos tratamentos da pessoa com VIH”.

Os especialistas destacam a importância de existir consenso na comunidade do VIH de todo o mundo. “A criação de um consenso é particularmente importante para assegurar que uma comunidade mundial do VIH, tão grande quanto possível, está disponível para medir os mesmos indicadores, comparar os resultados obtidos, adotar as melhores práticas no terreno, e participar num processo de aprendizagem em que todos os membros da comunidade aprendem uns com os outros”.

O desenvolvimento da primeira fase do Programa HIV360 contou com o financiamento da Gilead Sciences e com o apoio institucional da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS) e Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH).

“Pretende-se agora dar seguimento ao projeto através da implementação da segunda fase que contempla a implementação do HIV360 Standard Set no terreno, seguida da fase da aprendizagem.”

“Garantir uma avaliação 360º de cada pessoa, permitirá uma maior participação das pessoas que vivem com VIH nos processos de tomada de decisão em saúde e uma maior ajuda e aconselhamento”, destaca a Abraço.

Os resultados obtidos pelo Programa HIV360 vão ser apresentados esta quarta-feira às 15h na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights