Hospital de Vila Franca de Xira diz que adesão à contratação coletiva aguarda parecer das Finanças

1 de Junho 2022

O Hospital de Vila Franca de Xira confirmou hoje que o Ministério da Saúde já aprovou a adesão daquela unidade hospitalar ao acordo coletivo de trabalho, como reivindicam os trabalhadores, e que o processo aguarda apenas parecer das Finanças.

“O Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, e o Ministério da Saúde fizeram tudo o que era possível fazer e o processo foi entregue há três semanas ao Ministério das Finanças, pelo que se prevê que muito em breve o processo possa ser concluído, indo ao encontro das expectativas dos funcionários do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE”, refere uma nota da administração do hospital enviada à agência Lusa.

“Apesar de concluído o processo, por não estar aprovado o Orçamento do Estado para 2022, não foi possível dar seguimento ao mesmo, pois implicava aumento de despesa que não estava contemplado no Orçamento anterior”, explica a administração do Hospital de Vila Franca de Xira, sem adiantar nenhuma data concreta para a emissão do parecer, decisivo, do Ministério das Finanças.

Dezenas de trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, que cumprem hoje um dia de greve, concentraram-se ao final da manhã à entrada daquela unidade de saúde para exigirem a “adesão à contratação coletiva” e “semana de trabalho de 35 horas”.

“Esta concentração, e esta greve que está a decorrer no dia de hoje no Hospital de Vila Franca de Xira, deve-se ao facto de os trabalhadores estarem a exigir a adesão a um acordo coletivo de trabalho, que lhes vai permitir fazer as 35 horas, já há demasiado tempo”, disse à agência Lusa Ana Amaral, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.

“A ausência da adesão a esse acordo significa que os trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira continuam a fazer 40 horas de trabalho por semana e que não têm os mesmos direitos dos trabalhadores da função pública, criando-se aqui uma grande discriminação face aos trabalhadores dos outros hospitais EPE”, acrescentou Ana Amaral.

A sindicalista referiu ainda que está em causa um universo de centenas de trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, do setor administrativo, auxiliares de ação médica e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, entre outros, que aguardam há cerca de um ano, “com muita paciência e com muita serenidade, pela resolução desta situação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights