Iniciativa nacional recomenda a implementação de Unidades de Cuidados na Maternidade

1 de Junho 2022

Um grupo de investigadoras portuguesas propõe a criação de Unidades de Cuidados na Maternidade para prestação de cuidados a mulheres grávidas, saudáveis, em que os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica assumem a responsabilidade principal.

Ana Paula Prata, uma das responsáveis desta iniciativa, explica que, “em Portugal, há um movimento crescente de procura de cuidados respeitosos e especializados na gravidez, parto e puerpério que promovam e respeitem a fisiologia deste momento do ciclo reprodutivo humano. Esta procura acontece simultaneamente às queixas de violência obstétrica, que são preocupantes e que cada vez ganham mais impacto e dimensão na sociedade portuguesa”. Também “a elevada taxa de mortalidade materna, a apresentar uma tendência crescente desde 2017, atingindo um dos valores mais altos dos últimos 38 anos em 2020, e o elevado número de cesarianas e partos instrumentalizados em comparação com os restantes países europeus são alertas da necessidade de atualizar a prestação de cuidados”.

Estes factos motivaram um grupo de peritos da Escola Superior de Enfermagem do Porto, juntamente com outros investigadores, profissionais e associações, a apresentar uma proposta para revolucionar o cuidado materno em Portugal. Surgiu, assim, a ideia de criação de Unidades de Cuidados na Maternidade (UCM) em Portugal, à semelhança das existentes em 16 países da Europa.

“É necessário criar e implementar centros dedicados a mulheres com gravidezes saudáveis, mantendo a qualidade e segurança nos cuidados, as Unidades de Cuidados na Maternidade”, refere a investigadora.

Uma Unidade de Cuidados na Maternidade é um local onde se prestam cuidados na gravidez, no parto e pós-parto a mulheres saudáveis com gestações sem complicações.

Os Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica assumem a responsabilidade principal pela prestação dos cuidados e gestão da unidade. As UCM podem estar localizadas fora (extra-hospitalares) ou adjacentes (hospitalares) a uma unidade obstétrica.

“Nas UCM, durante o trabalho de parto e parto, sempre que necessário, as mulheres têm acesso a serviços de diagnóstico e tratamento médico, incluindo cuidados obstétricos, neonatais e anestésicos” diz a investigadora.

Ana Paula Prata defende que “estas unidades permitem que as mulheres tenham, acima de tudo, direito à escolha”.

A proposta da criação destas unidades surge de um trabalho colaborativo que contou com o apoio da Midwifery Unit Network e que será apresentado na Assembleia da República, para implementação de um projeto piloto.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights