Tecnológica de saúde quer contratar mais de 40 engenheiros informáticos no Porto

1 de Junho 2022

A tecnológica de saúde luso-alemã Kenbi quer contratar 40 engenheiros informáticos no Porto, onde tem um centro tecnológico, depois de levantar 23,5 milhões de euros numa ronda de investimento, adiantou hoje, em comunicado.

Fundada na Alemanha pelo português Bruno Pires, com outros dois fundadores- um deles suíço e a outra alemã -, a Kenbi tem como missão transformar digitalmente todo setor da assistência domiciliaria, expandindo-o a toda a população independentemente da idade e aumentar o alcance dos seus serviços por toda a Alemanha.

Desde a sua fundação em 2019, a Kenbi já angariou mais de 30 milhões de euros e cresceu de 12 para 430 funcionários, 80% mulheres.

A ronda série A foi liderada pela Endeavor Vision, a que se juntaram os  investidores existentes Redalpine, Heartcore, Headline, Partech, entre outros ligados aos Cuidados de Saúde e ao Sillicon Valley Bank.

A disrupção tecnológica lusa no setor de saúde alemão

A start up fundada há apenas três anos, pouco antes do início da pandemia, resolveu um problema de tempo nos enfermeiros: 40% do tempo de trabalho de um enfermeiro está ligado à burocracia e papelada. A solução que a Kenbi apresentou foi a de usar tecnologia para aliviar a falta de pessoal de enfermagem, conseguindo resultados de eficiência ao poupar 20% no tempo de quem exerce a profissão. Por outro lado, a empresa está a desenvolver ferramentas que ajudam os familiares na gestão com a empresa e os cuidadores.

Bruno Pires, cofundador e CTO da empresa afirma: “Através da nossa tecnologia, desenvolvida no Porto, conseguimos resolver um problema: a falta de tempo dos cuidadores. Esse tempo perdido, maioritariamente, em tarefas burocráticas, é transformado em maior flexibilidade para trabalhar e maior oferta de cuidados. Com a Kenbi, os pacientes valorizam a proximidade, acessibilidade e conforto de todos os cuidados necessários. É tão simples como chamar um motorista numa aplicação mobile.”

O fundador da Kenbi avança ainda que “com este investimento vamos ampliar as inovações tecnológicas para o cliente, que vão além do mercado-alvo de idosos, criando uma categoria de assistência médica em casa para uma população mais ampla: agenda de serviços, relatórios de atendimento, contatos da rede de atendimento e um marketplace para solicitação de ofertas adicionais”.

No futuro, a start-up explorará a integração de seus serviços de atendimento domiciliário com avanços modernos de atendimento, como sistemas de farmácia online, modelos de telemedicina assistida por enfermeiros, dispositivos domésticos conectados e análises de big data para assistência médica preditiva. Por mês, a Kenbi consegue promover 48.000 visitas de cuidadores e enfermeiros, aliviando assim a grande falta de profissionais de enfermagem.

A Kenbi é aceite por todos os seguros de saúde alemães. Isto significa que os pacientes têm os seus custos de cuidados de saúde graves e de longo prazo cobertos, independentemente do serviço de escolha. Todos os cuidadores são contratados pela Kenbi, garantindo assim padrões de qualidade elevada e uma colaboração para o desenvolvimento de mais soluções tecnológicas diretamente com o consumidor final.

Sobre a Kenbi:

Fundada em 2019, a Kenbi é uma start-up tecnológica de assistência domiciliar com sede em Berlim e centro tecnológico no Porto, com uma rede de mais de 300 cuidadores que atende pacientes em vários estados na Alemanha. A empresa estabeleceu um novo padrão no fornecimento de soluções de cuidados holísticos ao empregar uma rede descentralizada de profissionais de saúde e capacitando equipas por intermédio de aplicações para telemóveis. A Kenbi fornece acesso eficiente a serviços e produtos como ajuda doméstica, companhia, visitas de animais de estimação, cuidados físicos básicos, bem como cuidados médicos e tratamentos especializados. Os cofundadores e co-CEOs Katrin Alberding e Clemens Raemy conheceram-se em Harvard Business School em 2009, e após seguiram carreiras em diferentes indústrias, juntaram-se para fundar a Kenbi com o CTO Bruno Pires.

PR/HN/ALx

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights