Xavier Barreto vence eleições da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

1 de Junho 2022

A lista liderada por Xavier Barreto venceu hoje as eleições da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), com 64,3% dos votos, anunciou a organização.

O ato eleitoral realizado para a eleição dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares para o próximo triénio (2022-2025).

 “A Lista A liderada por Xavier Barreto garantiu a maioria dos votos, assegurando 164 votos expressos (64,3%). A lista derrotada liderada por Diana Breparda obteve 90 votos (35,5%). Contabilizou-se ainda um voto nulO”, adianta a APAH numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Lista vencedora assumiu-se como uma lista de continuidade face ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, assumindo a revisão da carreira de administração hospitalar como fundamental para a qualificação da gestão do Serviço Nacional de Saúde.

Xavier Barreto integrou, nos últimos três anos, a atual direção da APAH, tendo decidido avançar com uma candidatura ao mandato 2022-2025 com uma lista que reuniu administradores hospitalares de todo o país e contou com o apoio do presidente cessante, Alexandre Lourenço.

O administrador hospitalar do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, pretende durante o seu mandato implementar um programa de formação dos administradores hospitalares, reforçando a sua capacitação para liderarem a transformação que está em curso no  sistema de saúde.

“Saúde digital, ciência de dados e inteligência artificial, contratação pública, gestão de projetos, gestão de investigação e inovação, gestão da qualidade, criação de valor em saúde e desenho e melhoria de processos, são algumas das áreas sobre as quais incidirá este programa de formação, que será destinado a todos os associados da APAH”, refere o Xavier Barreto no seu programa.

Para manter a APAH como estrutura independente e democrática, ao serviço exclusivo dos interesses dos seus associados, Xavier Barreto assumiu o compromisso de não aceitar qualquer nomeação para órgãos de administração, por considerar que tal não é compatível com o exercício do cargo.

“A defesa dos interesses da APAH e dos seus associados obriga necessariamente a uma total autonomia das suas posições e propostas, particularmente no que respeita à revisão da carreira”, defende.

Xavier Barreto é pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School – Universidade do Porto.

É ainda diplomado em Estudos Avançados em Investigação em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona e Especialista em Lean Manufacturing pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Foi Membro do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar e desempenhou funções de administração em unidades hospitalares públicas e privada e foi vogal da Direção da APAH e membro do Comité executivo da European Association of Health Managers (EAHM). Atualmente, é diretor do Centro de Ambulatório do Centro Hospitalar de S. João EPE e docente convidado da Universidade do Porto.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights