Paulo Santos distinguido pela Liga contra o Cancro pelo seu contributo em atividades de Educação para a Saúde

2 de Junho 2022

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Paulo Santos foi distinguido pela Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCCNorte), na categoria “Parcerias”. A distinção foi atribuída durante a 5.ª Gala de Educação para a Saúde, que se realizou na Universidade Portucalense, no Porto, no passado mês de maio.

A LPCCNorte agraciou o professor da FMUP pelo “dinamismo e empenho nas atividades de promoção de saúde e prevenção do cancro”, nomeadamente através da participação em sessões presenciais e online.

“Tenho colaborado com a Liga já há alguns anos, participando em atividades de educação para a saúde, na perspetiva que me é particularmente cara da prevenção do cancro e da capacitação das pessoas para uma vida com saúde”, reage.

Para o professor da FMUP, “esta distinção é fruto desta parceria e significa o reconhecimento da importância da Medicina Preventiva e naturalmente também do trabalho realizado. Mais do que uma distinção individual, é um prémio para a equipa de Medicina Preventiva da FMUP e para o trabalho que aqui fazemos.”

Paulo Santos entende que “a prevenção é o parente pobre da saúde. Em Portugal representa um investimento total inferior a 3% do orçamento global da saúde”. Por isso, considera que “é fundamental manter esta atividade, mesmo sabendo que não é aqui que a tutela vai alocar o orçamento. Como é também fundamental o trabalho que temos feito com os nossos estudantes, capacitando-os para fazerem Educação para a Saúde no mundo real e para que sejam médicos preparados para pensar na saúde e não apenas no combate às doenças”.

Além da parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, a FMUP tem colaborado também com outras entidades, não só na área do cancro, mas também nas áreas da doença cardiovascular, saúde mental e organização dos serviços de saúde.

Além de professor da FMUP e de investigador principal no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Paulo Santos é médico de família, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e editor-chefe da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights