Vacinas adaptadas às novas variantes devem chegar em setembro, de 2.ª geração só em 2023

2 de Junho 2022

A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) anunciou hoje que as vacinas contra a covid-19 adaptadas às novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 poderão ser aprovadas “em setembro”, continuando a recomendar o segundo reforço só para maiores de 80 anos.

A situação epidemiológica “parece estar controlada” e o número de infeções e mortes por covid-19 “têm diminuído drasticamente”, disse hoje em conferência de imprensa Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação da EMA.

“Em setembro poderão ser aprovadas as primeiras vacinas atualizadas”, adiantou, explicando tratar-se ainda de vacinas que utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), “facilmente adaptáveis” e não de vacinas de segunda geração, “que não estarão no mercado este ano”.

A EMA mantém ainda a recomendação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, para as pessoas com mais de 80 anos ou com outras doenças associadas.

Globalmente, estão registados mais de 530 milhões de casos de covid-19 e 6,3 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights