Vietname anuncia primeira vacina contra a peste suína africana

2 de Junho 2022

O Vietname anunciou ter desenvolvido, em parceria com investigadores norte-americanos, a primeira vacina a ser administrada em porcos para combater a peste suína africana.

Na sexta-feira, as autoridades vietnamitas deverão emitir uma autorização de comercialização da vacina apenas para o Vietname.

Mas Hanói quer também comercializar o produto no estrangeiro para ajudar os países onde a epidemia está a causar perdas económicas.

“A produção da vacina é um acontecimento histórico (…). O nosso objetivo é também a exportação”, disse, na quarta-feira, o vice-ministro da Agricultura vietnamita, Phung Duc Tien, sem apresentar um calendário para a exportação nem uma estimativa da capacidade de produção do Vietname.

A peste suína africana, inofensiva para os humanos, mas devastadora para o gado, foi detetada pela primeira vez no Vietname, em fevereiro de 2019. Desde então, o país teve de abater milhões de cabeças.

Nenhuma vacina comercial esteve até agora disponível em todo o mundo para prevenir a doença.

A vacina vietnamita tem sido desenvolvida desde 2020 em parceria com peritos norte-americanos e foram realizados cinco ensaios clínicos.

“A sua duração de imunidade é de seis meses”, disse Phung Duc Tien.

A segurança e a eficácia do produto foram confirmadas pelo Serviço de Investigação Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, salientou.

Embora o surto de peste suína tenha diminuído no Vietname, a doença continua a causar estragos em algumas partes do mundo.

Entre janeiro de 2020 e abril passado, foram comunicados mais de 1,1 milhões de casos em 35 países dos cinco continentes em suínos domésticos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights