Mais de 40% dos casos de abandono do uso das lentes de contacto ocorre nos primeiros três meses

3 de Junho 2022

Estima-se que 42% dos casos de abandono do uso de lentes de contacto por parte dos novos utilizadores ocorre durante os primeiros três meses, anuncia a Alcon.

A visão reduzida, o desconforto, os problemas de manuseamento e a falta de apoio são algumas das principais razões que levam ao abandono das lentes de contacto por parte de novos utilizadores.

De acordo com Vânia Figueiredo, Professional Customer Developer Manager Iberia da Alcon, “a adaptação da lente de contacto é um processo fundamental. Avaliar a superfície ocular e a forma como a lente interage com a mesma é o primeiro passo, no entanto, não se pode ignorar que esta adaptação terá um impacto direto no quotidiano do paciente, pelo que não basta considerar apenas a interação da lente com a superfície, é necessário ir mais longe.”

“Avaliar as sensações subjetivas do paciente em termos de manuseamento, conforto e qualidade visual, utilizando questionários específicos para o efeito, bem como as condições em que as vai utilizar. O ideal será que a lente de contacto a adaptar represente uma solução com compromisso entre saúde e satisfação para todas as horas de utilização e para todas as atividades que o paciente necessite”, acrescenta.

Os especialistas deixam alguns conselhos para o período de adaptação: lavagem das mãos antes de manusear, aplicar ou retirar as lentes; colocar as lentes por ordem “para que o processo se torne natural”; colocar as lentes antes e aplicar a maquilhagem e retirar antes de remover; colocar correctamente as lentes e piscar os olhos três vezes uma vez colocada a lente.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Quase 15% dos utentes continuam sem médico de família atribuído no SNS

Apesar de uma ligeira melhoria em 2024, 14,5% dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários continuam sem médico de família atribuído. As assimetrias regionais são gritantes, com Lisboa e Vale do Tejo a concentrar a maior fatia desta carência, levantando sérias questões sobre a equidade no acesso à saúde

Realidade virtual no cateterismo cardíaco para atenuar ansiedade em doentes pulmonares

Um sistema de realidade virtual que adapta estímulos conforme a atividade cerebral, em tempo real, será testado para reduzir a ansiedade durante cateterismos cardíacos em doentes com hipertensão arterial pulmonar. O projeto do Dr. Tiago Peixoto, vencedor do Prémio MSD de Investigação em Saúde, surge como alternativa a ansiolíticos, que podem comprometer a fiabilidade dos exames. A abordagem neuroadaptativa pretende melhorar o conforto do doente sem interferir com os procedimentos de diagnóstico

Queda Súbita em Cirurgias Oncológicas no SNS em Meio de Tendência de Recuperação

O número de cirurgias oncológicas no Serviço Nacional de Saúde, que crescia de forma sustentada desde finais de 2023, sofreu uma quebra abrupta de 16% no terceiro trimestre de 2025. O relatório RADIS da Convenção Nacional da Saúde aponta para um possível fator sazonal ou restrição temporária de capacidade, enquanto persistem falhas no cumprimento dos tempos máximos de resposta garantida para consultas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights