Vírus sincicial respiratório é a causa mais comum de infeções em crianças

3 de Junho 2022

Uma iniciativa desenvolvida pela Sanofi quer aprofundar o grau de conhecimento da realidade associada ao Vírus sincicial respiratório (RSV) em Portugal. A farmacêutica alerta que o é a causa mais comum de infeções do trato respiratório inferior, tais como bronquiolites e pneumonias, em crianças.

A Sanofi sublinha que “cerca de 20% dos internamentos em crianças abaixo dos 2 anos são por bronquiolite aguda, sendo 2/3 causados pelo RSV. Afeta qualquer criança independentemente da sua condição de saúde e com um grau de severidade imprevisível. Ainda não existem medidas preventivas disponíveis para todas as crianças, mas existem novas soluções que estão já em fase avançada de desenvolvimento e com perspetiva de disponibilidade para breve.”

Atendendo ao impacto das infeções respiratórias, a Sanofi lançou o “”RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança”, um projeto de investigação multidisciplinar que pretende contribuir de forma decisiva e construtiva para aprofundar o grau de conhecimento da realidade associada ao RSV em Portugal.

Com o “RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança” quer-se promover uma melhoria de práticas a diferentes níveis de intervenção com o intuito de preparar o país para uma mudança no paradigma da gestão da doença.

A iniciativa conta com um conjunto de especialistas ligados à área de Saúde Pública, Pediatria, Neonatologia, Enfermagem, Economia da Saúde, Regulamentar, Política e Social, que ao longo deste ano se reunirá em sessões ThinkTank (a primeira já realizada no passado dia 26 de maio).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights