Vírus sincicial respiratório é a causa mais comum de infeções em crianças

3 de Junho 2022

Uma iniciativa desenvolvida pela Sanofi quer aprofundar o grau de conhecimento da realidade associada ao Vírus sincicial respiratório (RSV) em Portugal. A farmacêutica alerta que o é a causa mais comum de infeções do trato respiratório inferior, tais como bronquiolites e pneumonias, em crianças.

A Sanofi sublinha que “cerca de 20% dos internamentos em crianças abaixo dos 2 anos são por bronquiolite aguda, sendo 2/3 causados pelo RSV. Afeta qualquer criança independentemente da sua condição de saúde e com um grau de severidade imprevisível. Ainda não existem medidas preventivas disponíveis para todas as crianças, mas existem novas soluções que estão já em fase avançada de desenvolvimento e com perspetiva de disponibilidade para breve.”

Atendendo ao impacto das infeções respiratórias, a Sanofi lançou o “”RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança”, um projeto de investigação multidisciplinar que pretende contribuir de forma decisiva e construtiva para aprofundar o grau de conhecimento da realidade associada ao RSV em Portugal.

Com o “RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança” quer-se promover uma melhoria de práticas a diferentes níveis de intervenção com o intuito de preparar o país para uma mudança no paradigma da gestão da doença.

A iniciativa conta com um conjunto de especialistas ligados à área de Saúde Pública, Pediatria, Neonatologia, Enfermagem, Economia da Saúde, Regulamentar, Política e Social, que ao longo deste ano se reunirá em sessões ThinkTank (a primeira já realizada no passado dia 26 de maio).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights