Sindicato contesta condições de distância de segurança para enfermeiros no CVC da Feira

4 de Junho 2022

O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos e Ilhas (SITEU) denunciou hoje que estavam oito enfermeiros no Centro de Vacinação Covid (CVC) em Santa Maria da Feira (Aveiro) a trabalhar “sem condições mínimas de distância de segurança”.

“Neste momento o espaço de trabalho dos oito enfermeiros presentes no local é reduzido, não havendo as condições mínimas de distância de segurança exigida para as funções que ali desempenham. A sala de espera é insuficiente para tamanha afluência e os utentes têm que aguardar no exterior à chuva durante horas”, lê-se no comunicado de imprensa do SITEU, referindo que a falta de condições no CVC de Santa Maria da Feira, localizado no Europarque, está a acontecer hoje, dia 4 junho.

Segundo o SITEU, estão marcadas 1.117 vacinas para quatro ‘boxes’ (oito enfermeiros) das 09:00 às 17:00, e que em “idênticas situações anteriores de vacinação existiram oito boxes para oito enfermeiros e as marcações de vacinas eram cerca de 1.500, mas com horário alargado das 09:00 às 20:00.

O sindicato acrescenta ainda que aquele CVC da Feira está a funcionar em regime de casa aberta e que podem aparecer “muitos mais utentes”.

Questionado pela Lusa sobre se estão a ser asseguradas as condições mínimas de distância de segurança no CVC da Feira, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira Arouca, António Alves, diz que sim e assegura que não há falta de capacidade para os utentes.

“Estamos ali para servir as pessoas, vamos fazer o nosso melhor possível. Estamos bem dimensionados. Acima disto é desperdício. Na próxima semana [sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de junho], se acontecer alguma espera e se de facto tivermos um afluxo concentrado, vão haver condições de poder acolher as pessoas no interior e sentados”.

António Alves recordou que no máximo da capacidade, com seis ‘boxes’, chegaram a vacinar 2.100 pessoas.

“Neste momento temos quatro boxes, com oito enfermeiros mais a enfermeira coordenadora, e estamos a vacinar cerca de 1.000 . Até à hora de almoço de hoje, havia 500 utentes vacinados e a estimativa era ter mais 300 utentes até às 17:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights