CRITCO quer utentes no centro da gestão

5 de Junho 2022

A equipa de enfermagem do Centro de Responsabilidade Integrado do Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CRITCO) promoveu no dia 27 de maio, pela primeira vez, um encontro com utentes inserido num projeto que pretende colocar a experiência do doente no processo de gestão assistencial.

A atividade, coordenada por Teresa Branco, enfermeira gestora do CRITCO, teve lugar nas instalações da Clínica de Tratamento Cirúrgico da Obesidade no HCC. Sete utentes foram convidados a partilhar a sua experiência no âmbito do percurso assistencial no CHULC, numa conversa que pretendeu valorizar os pontos fortes, destacar os pontos fracos e sugerir dinâmicas de melhoria.

“Pretendemos, desta forma, aprimorar o percurso assistencial, a partir daquilo que os utentes verdadeiramente valorizam, para que sejam prestados cuidados de excelência centrados nas suas reais necessidades, tendo como fundo valores flexíveis, inovadores e humanos”, explicou Teresa Branco.

A utente Edite Barradas comentou: “Este fórum é importante para dar o meu contributo para melhorar o percurso de outros doentes que queiram fazer esta cirurgia”.

“O caminho que tenho feito com esta equipa multidisciplinar é longo, importante e tem de ser compreendido. Neste sentido, este encontro é bastante relevante. Perceber os prós e os contras, perceber a viagem que fazemos (com o pós, o pré e o durante) e perceber que isto é um compromisso que se faz para o resto da vida”, disse a utente Soraia Almeida.

“Nesta iniciativa damos o nosso contributo e sentimo-nos, no fundo, parte integrante desta equipa. Assim, podemos ajudar os profissionais a melhorar o serviço e contribuirmos para ele mesmo”,  apontou o utente Pedro Aleixo.

CHLC/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights