Sistema ‘call back’ respondeu a 500 mil chamadas em maio nos centros de saúde do Norte

6 de Junho 2022

O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) já abrange toda a área da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e, em maio, atendeu e reencaminhou 98% das 500 mil chamadas efetuadas, foi hoje anunciado.

O diretor executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Porto Oriental, Álvaro Pereira, garantiu à Lusa que o sistema que permite devolver chamadas não atendidas que começou a funcionar em fevereiro naquele ACeS, “já abrange toda a região”.

“Em maio, a ARS [Norte] como um todo, recebeu 500 mil chamadas, em números redondos, e atendeu 98% delas”, revelou Álvaro Pereira.

A aplicação, disponibilizada por uma empresa sueca, substitui o atendimento presencial por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação receitas, entre outros.

Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa – ordenada pela hora da chamada e pelo motivo.

“Estamos a resolver um problema crucial e identificado há muito tempo nos serviços de saúde, que é o não atendimento do telefone”, enfatizou o responsável sobre o sistema hoje apresentado no Porto, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.

Álvaro Pereira esclareceu que “houve 500 mil chamadas para a ARS que entraram no sistema de devolução de chamadas e foram, posteriormente, devolvidas pelo centro de saúde”.

Para o responsável, os números hoje apresentado “superam a expectativas”.

“O objetivo inicial foi aumentar a percentagem de atendimento. Neste momento é um valor que, não sendo 100%, é francamente positivo e que vem de encontro ao que achamos, que o problema é que as centrais estão obsoletas, têm entradas únicas e que não constituem uma ferramenta”.

Quando o projeto arrancou, em fevereiro, Álvaro Pereira referiu à Lusa que a “taxa de eficácia de atendimento [nos centros de saúde] era de 10% a 20%”.

Álvaro Pereira confirmou, entretanto, que o projeto “está a arrancar noutras regiões” do país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights