MSD promove evento pioneiro em Portugal para discutir o tratamento adjuvante do carcinoma de células renais

7 de Junho 2022

A MSD Portugal vai promover, no próximo dia 21 de junho, um Meet the Expert dedicado ao carcinoma de células renais. Os especialistas vão analisar, pela primeira vez, a imunoterapia enquanto tratamento adjuvante.

O convidado especial desta sessão é o Dr. Guiseppe Procopio, oncologista médico no Istituto Nazionale dei Tumori, em Milão. O especialista é ainda coordenador das Guidelines de Rim da Sociedade de Oncologia Médica Italiana, membro do painel das Guidelines da ESMO para a área de renal e autor de mais de 250 publicações. Para dinamizar a discussão, Guiseppe Procopio vai partilhar casos clínicos que mostram como selecionar doentes com risco elevado de recorrência para tratamento adjuvante.

Esta sessão conta também com a participação da Dr.ª Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra, que assumirá o papel de moderadora e ficará responsável por fazer o enquadramento da evolução do tratamento deste carcinoma em Portugal e por introduzir o impacto do tratamento em adjuvância na prática clínica atual.

Este Meet the Expert será o primeiro exclusivamente dedicado ao tratamento adjuvante e pretende reforçar o compromisso da MSD Portugal na promoção da inovação e o seu contributo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, bem como para a formação e atualização de conhecimento por parte dos profissionais de saúde que atuam nesta área da oncologia.

Pode consultar o programa completo e efetuar a sua inscrição neste site.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights