Médicos do centro contra fim receitas em papel

9 de Junho 2022

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) manifestou-se esta quinta-feira contra o fim da exceção para as receitas em papel. Carlos Cortes diz que a decisão evidencia um “desconhecimento profundo da realidade do país”.

De acordo com o presidente da SRCOM acabar com a prescrição manual e dispensa de medicamentos e produtos de saúde demonstra um “total desconhecimento sobre as dificuldades existentes no nosso País”. O responsável explica que durante a pandemia houve grande dificuldade em dar formação aos médicos no sentido de se caminhar para a desmaterialização total das receitas médicas.

Carlos Cortes esclarece que a ordem apoia medidas de informatização, mas contesta fim da excecionalidade contemplada em Portaria nº85/2020, de 3 de abril (quarta alteração à Portaria nº 224/2015). O dirigente garante que continuarão a “apoiar e defender os médicos que assim continuam a cuidar e tratar dos seus doentes”.

Segundo o presidente da SRCOM, “nas regiões mais carenciadas, os médicos enfrentam enormes constrangimentos para dar seguimento e uso das plataformas informáticas”, não apenas pelos “problemas de cobertura nacional das operadoras para acesso à internet”, como também “pela impossibilidade de muitos dos seus doentes de aceder aos meios tecnológicos necessários”.

“Muito médicos reformaram-se sem nunca terem feito prescrição eletrónica, estão devidamente referenciados pela Ordem dos Médicos e os SPMS conhecem a sua realidade. Porque motivo, por causa desta medida desproporcionada, se vai causar ainda mais constrangimentos aos doentes? É inadmissível que uma medida administrativa seja tomada sem ter em conta a realidade do país”, conclui.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos reiterou hoje a sua preocupação com o fim das receitas em papel.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights